Calcule a idade do seu cão!

Não basta apenas multiplicar por 7, como muitos ainda pensam

Você já ouviu falar que a idade do cão pode ser comparada à dos humanos? É comum ouvirmos comentários a respeito de uma multiplicação da idade do cão por 7, mas só parece ser simples. Existem muitos fatores que interferem na idade dos cães quando comparadas às nossas. O que será que altera? Vamos ver no tópico a seguir.

O que devemos considerar quando vamos calcular a idade de um cão?

Antes de qualquer coisa precisamos segundo um estudo realizado pela BBC UK, considerar a raça do cão, pois cada uma delas possui uma velocidade diferente para avançar os anos e, além disso, possuem tempos diferentes em cada uma de suas etapas de vida, como a infância, juventude e idade adulta, por exemplo. Normalmente, os cães de raças pequenas possuem períodos curtos de juventude e um longo período de vida adulta, enquanto os grandes são o oposto. Em aproximadamente 2 anos adquirem a forma adulta e vivem mais em torno de 4 ou 5 anos. Podemos concluir dessa forma, que os cães menores possuem uma vida mais longa do que os maiores, certo? Mas como podemos calcular então essa idade?

Como calcular a idade?

Calcule a idade do seu cão!

Foto: Reprodução

Tendo visto a explicação acima, use a tabela de multiplicadores abaixo para calcular a idade verdadeira dos cães:

Para os dois primeiros anos de vida
Cachorros pequenos Multiplique cada ano por 12,5
Cachorros médios Multiplique cada ano por 10,5
Cachorros grandes Multiplique cada ano por 9

*Considere que:

Cães pequenos = até 9 kg

Cães médios = entre 10 e 23 kg

Cães grandes = mais de 24 kg

No entanto, a partir do terceiro ano de vida, é preciso mudar um pouco o cálculo. Acrescente a seguinte multiplicação:

Cachorros pequenos (multiplicar cada ano por)
Lhasa Apso Multiplique cada ano por 4,49
Shih Tzu Multiplique cada ano por 4,78
Chihuahua Multiplique cada ano por 4,87
Beagle Multiplique cada ano por 5,20
Cocker Spaniel Multiplique cada ano por 5,55
Pug Multiplique cada ano por 5,95
Buldogue Francês Multiplique cada ano por 7,65
Cachorros médios
Labrador Retriever Multiplique cada ano por 5,74
Golden Retriever Multiplique cada ano por 5,74
Staffordshire Bull Terrier Multiplique cada ano por 5,33
Cachorros grandes
Pastor Alemão Multiplique cada ano por 7,84
Boxer Multiplique cada ano por 8,90

Com isso em mãos, some a primeira multiplicação (os dois primeiros anos de idade) com a segunda (a partir do terceiro ano de idade), tendo enfim a idade real de seu cão. Por exemplo. Temos um Pug com 5 anos de idade. Para calcular:

2 x 12,5 + 3 x 5,95

25 + 17,85

42,85.

Concluímos então que um Pug que nasceu há 5 anos, tem a idade real de 42,85 anos.