Cães podem auxiliar crianças na aprendizagem da leitura

Está mais que comprovado que os animais fazem um bem enorme para todas os humanos, inclusive e principalmente para as crianças. Se na realidade existem vários casos que mostram a lealdade, o carinho e o amor que os pets têm pelos pequenos, a ciência colabora para comprovar isso por meio de teorias que envolvem as crianças e os peludos. Como exemplo disso existe o teste elaborado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o qual evidencia em números o quanto os pequenos tutores melhoram a leitura quando estão praticando na presença de seus cães.

O estudo revela que os cachorros estimulam nas crianças uma tranquilidade que é essencial para uma boa leitura. Sendo assim, ter em casa um cachorro é ter mais que um amigo fiel e adorável. É também possuir um “professor” de reforço em leitura para seu filho.

Técnicas do estudo

Crianças em fase de aprendizagem foram convocadas a se dividir em dois grupos. Um deles iria ler para cães e o outro iria praticar sem a presença dos animais. De acordo com as observações, 12% dos participantes do primeiro grupo apresentaram melhorias em um período de 10 semanas. Enquanto que as do outro não mostraram índices maiores de desenvolvimento na aprendizagem.

Cães podem auxiliar crianças na aprendizagem da leitura

Foto: Reprodução/ internet

A resposta para esses resultados é que os animais não julgam a leitura das crianças e, por essa razão, elas se sentem mais confiantes ao lerem para esses pets. Além disso, elas tentam ainda ensinar o animal a ler e, com isso, surge o estímulo que as impulsiona a melhorarem ainda mais na leitura. Isso sem contar, é claro, na tranquilidade que os peludos conseguem transmitir aos pequenos, facilitando ainda mais esse processo.

Desenvolvendo habilidades

A Organização não-governamental R.E.A.D, pioneira em ensinar cães terapêuticos, reafirma o conteúdo final da pesquisa. Para ela, as crianças melhoram em tudo quando estão na presença de cães, desde a leitura até mesmo a higiene pessoal. Existem até estudos que comprovam que a convivência de animais com crianças diminui as chances de que essas desenvolvam alergias ou problemas respiratórios.

Ainda com relação ao experimento da Universidade da Califórnia, os participantes deixavam até os cães escolherem o livro. E de forma natural, o leitor acabava melhorando seu poder de falar e suas habilidades de comunicação. Como a criança fica bem à vontade com pet, não há motivos para se envergonhar, pelo contrário, muitas delas sentiram orgulho do que estavam fazendo. Desta forma, a leitura e os ensinamentos foram fluindo de forma natural.

Conheça 7 raças mais apropriadas para crianças