Cães não gostam de pessoas que ignoram seus donos

Os animais costumam ignorar pessoas que não gostam, ou que são hostis com seus donos

Você é daqueles que compartilham da mesma ideia da frase: “Não confio em pessoas que não gostam de cachorro, mas confio totalmente num cachorro quando ele não gosta de uma pessoa”? Se sim, você não vai se surpreender com a notícia de que animais não gostam de pessoas que ignoram os donos deles.

O estudo dirigido pelo professor de psicologia da Universidade de Kyoto Kazuo Fujita, no Japão, comprova o que muitos apaixonados e fãs de cães já sabem, eles realmente são fieis e se doem pelos seus tutores. Mas para quem não acreditava nessa história de que cão não é companheiro, aí vai uma  prova concreta.

Estudo

Um grupo de 54 cães foram colocados observando os seus donos em diferentes situações. No primeiro caso, estão três pessoas em cena, o tutor e outras duas desconhecidas pelo cachorro. O dono pede ajuda a uma das pessoas e é atendido. Já a terceira fica neutra. No segundo caso, o dono repete a ação do lado de outra pessoa, mas desta vez não é ajudado.

Os cães depois de ver a situação, passam por dois testes. A pessoa que ajudou e a neutra oferecem comida ao animal e ele não tem preferencia entre as duas. Em outro momento, a pessoa que não quis ajudar os seus tutores dão comida aos cães, mas em apenas um caso foi aceito.

Para o diretor do estudo, essa é uma prova que os animais reconhecem e fazem análises sociais e emocionais das pessoas independentemente de seus interesses pessoais. Por exemplo, ele não aceitou a comida, mesmo querendo. Só por causa da ação hostil de uma determinada pessoa com seu dono.

Cães não gostam de pessoas que ignoram seus donos

Companheirismo

Os cães têm uma vida muito curta se comparadas a nossa, por isso já demonstram os seus afetos e carinhos desde cedo. Sempre retribuem com lambidas e afagos o que o dono tenta fazer de melhor para sua vida.

Há maneiras de descobrir se seu cão realmente gosta de você, preste atenção em algumas:

• Balançando o rabo: Todo mundo sabe que o rabo do cão é quase o sorriso dele. Se quando você voltar para casa, ele o receber com o rabinho balançando, tenha certeza, ele está muito alegre em lhe ver;
  • Seguindo-te: Cães que seguem os donos, demonstram o quanto são grudados neles. Essa é uma forma de aproveitar o máximo de tempo junto que ele tem com você;
  • Lambidas: Podemos chamar de beijos;
  • Pulos: É uma forma alegre de receber o dono em casa. Muitas vezes é uma tentativa de alcançar o rosto para um ataque de lambidas;
  • Dormindo perto de você: Quando dorme, o cão fica vulnerável. Se ele optar por dormir perto de você, é uma prova que ele se sente seguro ao seu lado;
  • Sorrindo: Sim, os cães também sorriem! Se você já teve essa impressão ao brincar com seu amiguinho, saiba que você não estava imaginando coisas, ele provavelmente deveria está feliz com sua presença.