Cachorro urina por excitação?

O filhote, quando assustado ou muito animado, pode liberar urina


Pode parecer bastante estranho, mas existem muitos cachorros que fazem xixi por excitação, quando estão muito felizes. Se seu cão faz xixi quando você chega em casa ou quando alguém se abaixa para acarinhá-lo, calma, vamos entender o motivo.

Por que isso acontece?

Essa necessidade fisiológica é bastante comum, principalmente em cães filhotes. Isso porque possuem a bexiga menor, além de ter menos controle sobre a mesma. O filhote, quando assustado ou muito animado, pode liberar um pouco de urina, e isso é normal. Ele perde por um momento o controle dos músculos que controlam a bexiga urinária.

Muitas pessoas repreendem o filhote, mas essa ação é inútil, pois ele não faz porque quer, mas sim por não conseguir se controlar. É algo involuntário. Xingar ou mostrar desaprovação com gritos e broncas pode até piorar a situação, deixando o seu cão ainda mais ansioso e estendendo o problema além da sua fase de filhote.

Cachorro urina por excitação?

Foto: Pixabay

Mas o que fazer?

O primeiro passo é reduzir o entusiasmo inicial do pet. Para isso, entre em casa sem cumprimenta-lo, largue suas coisas – como bolsas e casacos, por exemplo – longe do pet. Espere mais ou menos cinco minutos antes de ir cumprimentar o seu cão.

É importante lembrar também que você deve manter o tom de voz baixo, falando calmamente ao recebe-lo. Não se curve logo de cara, mas coloque a mão onde ele possa te alcançar e acaricia sob o queixo, não em cima da cabeça. As visitas devem fazer a mesma coisa.

Antes de tomar conclusões próprias, é importante também procurar auxílio veterinário. Além de indicar outras dicas que possam ajudar, ele poderá avaliar o problema, o qual pode ter duração, em média, de seis ou sete meses, mas que pode permanecer durante a vida adulta do cão.

Algumas doenças como infecções do trato urinário, por exemplo, podem, às vezes, ser a causa de descontrole da bexiga. Se o seu pet tem mais de cinco meses de idade e continua com essa atitude, procure o veterinário, pois sempre, independentemente da doença, quanto antes descoberta, mais fácil será o tratamento. Isso irá melhorar a qualidade de vida do seu pet, além do relacionamento entra vocês e os incômodos proporcionados. Se seu cão ainda for filhote, tenha paciência, pois é somente com amor e dedicação que os cães podem melhorar o comportamento.


Reportar erro