Atitudes dos donos que deixam o cão infeliz

Você já sentiu que seu cão estava te evitando, ou estava muito infeliz, com atitudes fora do habitual? É claro que nós, amantes dos animais, sempre vamos querer deixar nossos pets mais felizes, mas sempre tem uma forma de melhorar a vida deles e deixá-los mais felizes. Você sabia que existem algumas atitudes suas que deixam o seu cão infeliz?

Gritos

Ok, essa é uma orientação polêmica: não grite nunca com seu cão. Não importa se ele descobriu o seu jardim, comeu os seus sapatos ou fez xixi no meio da sala. Imagine-se na seguinte situação: você arrumou um emprego novo, e seu chefe grita sempre que você erra em alguma coisa que você nem foi orientado para fazer. Sentiu o drama? É assim que ele se sente. Ele sabe que você está bravo, pois é sensitivo, mas não entende o porquê, e isso o fará ficar estressado, assustado, medroso e ansioso.

Passeio e exercícios

O passeio é algo muito importante para o cão, pois de ficar sempre no mesmo ambiente, ele pode ficar ansioso e entediado. Quem não fica, não é mesmo? Por isso, procure arranjar pelo menos 20 minutos do seu dia para dedicar às caminhadas com o seu amigão. Coloque a coleira e saiam juntos. Isso fará com que ele fique mais feliz, calmo, satisfeito e equilibrado. É garantido o resultado.

Atitudes dos donos que deixam o cão infeliz

Mexer na comida ou no brinquedo

É comum encontrarmos donos que retiram a comida do cão ou o brinquedo enquanto ele está se dedicando a eles para tentar mostrar ao cão quem manda no local e que ele lhes deve respeito. Isso, no entanto, somente irá deixar seu cão infeliz e irritado, podendo inclusive gerar o que você pode estar tentando evitar: a agressividade e a possessão com a comida e seus brinquedos. Ele não entende que você está fazendo isso para não deixa-lo possessivo, mas entende que você é um atormentador, e que ele não poderá comer em paz. Se você quer que ele seja calmo enquanto come ou brinca, quando ele estiver se alimentando ou brincando, procure mexer na ração e no brinquedo, mas sempre fazendo carinho. Mostre que você não vai roubar o alimento dele.

Solidão

Os cães não devem ficar sozinhos em casa por muito tempo. Isso é um fato: se você trabalha o dia todo e quer saber qual é a raça que fica melhor sozinha por determinado período em casa, vamos dar uma resposta breve. Nenhuma raça. Esses animais são sociais, criados para viver em matilha tendo companhia constante. Se você trabalha o dia todo e mesmo assim quiser ter um cão, encontre uma creche para deixa-lo três dias na semana, pois os outros dois dias ele estará exausto das brincadeiras. Outra solução é ter outro cachorro para fazer companhia à ele.

Castigo em gaiolas ou caixas de transporte

Como treinamento e ferramenta de transporte, essas caixas são excelentes, mas sempre associadas à diversão e segurança. Isso não deve ser usado para punição, embora seja uma prática recorrente. Se você prendê-lo na caixa para deixa-lo de castigo, ele passará a odiar a caixa e isso tornará as viagens muito mais estressantes, para ele e para você. O tempo, para o cão, não faz diferença: não os deixe por 5 ou 10 minutos presos para pensar no que fizeram, pois eles não entendem o motivo de estarem sendo punidos.