, ,

Algumas raças de cachorro que você ainda não conhecia

American Kennel Club (AKC) é um dos maiores órgãos de registro de raça de cães no mundo inteiro. A organização já catalogou mais de 300 raças , isto quer dizer que as características com relação a peso, cor de pelagem, tamanho e comportamentos de centenas de pets já foram especificados pela AKC.

Entre estes animais, existem os mais conhecidos como poodle, labrador, pastor alemão, rottweiler etc. Outras raças, entretanto, são tão raras que passam despercebidas até mesmo para os amantes de cães. Levando em consideração este vasto mundo dos cachorros de “sangue puro”, conheça 10 exemplos de peludos que você (talvez) nunca ouviu falar.

10 raças raras de cães

1. Ridgeback Tailandês

cao-ridgeback-tailandes

Também chamada de cão tailandês, esta raça possui apenas uma faixa de pelos invertidos no dorso. Trata-se de uma das espécies mais antigas do mundo canino. Por ter um instinto muito protetor é um cão utilizado para guarda, principalmente na Tailândia. Contudo, é um animal carinhoso, amoroso, inteligente e muito apegado à família.

2. Pachón Navarro

cao-pachon-navarro

Raça espanhola, possui como características marcantes as narinas largas e as orelhas grandes. Devido ao focinho largo, muitas pessoas acreditavam que o olfato do pachón era superior ao de outras raças, no entanto tal ideia foi derrubada posteriormente depois dos estudos feitos. Esta raça caracteriza-se como determinada e energética.

3. Mastiff Tibetano

cao-mastiff-tibetano

Considerada uma raça sagrada pelos chineses, o mastiff tibetano é um cão muito grande e destemido. Tido como um cachorro ideal para proteger rebanhos, famílias e até vilas, esta é uma das raças mais caras do mundo. Recentemente, um barão no Norte da China pagou mais de R$ 2 milhões em um filhote desta raça.

4. Mastiff Napolitano

cao-mastiff-napolitano

Semelhante ao mastiff tibetano, o mastiff napolitano também é um cão de porte grande e com um instinto protetor aguçado. Um das grandes diferenças entre estas duas raças é a pelagem, uma vez que o tibetano é extremamente peludo, enquanto o napolitano tem o pelo curto. Este cão também é fácil de treinar, apesar da teimosia.

5. Cão Leopardo Catahoula

cao-leopardo-catahoula

Os fofos e energéticos filhotes da raça cão leopardo catahoula tornam-se adultos inteligentes, amorosos e gentis. São essencialmente caçadores e por esta razão também são cachorros independentes. Vale ressaltar que são peludos de porte grande, podendo alcançar até 61 cm.

6. Dingo Americano

cao-dingo-americano

Pela América do Norte, o dingo-americano é conhecido como a raça mais antiga da região. Com focinhos que lembram muito os lobos, estes cães passaram por um processo de domesticação, mas mesmo assim, ainda apresentam um instinto selvagem. Contudo, são peludos leais e facilmente adaptáveis.

7. Xoloitzcuintli

cao-da-raca-xoloitzcuintli

Também chamada de cão pelado mexicano ou apenas xolo, a raça xoloitzcuintli é muito exótica pois não possui pelo no corpo, somente uma faixa de pelo na cabeça. Trata-se de uma raça muito antiga, presente até no cotidiano dos astecas. Um fator importante neste cachorro é que ele não passou por cruzamentos consanguíneos e por isso não apresenta complicações genéticas. Portanto, é uma raça extremamente saudável.

8. Mudi

cao-da-raca-mudi

Alegre, energética e corajosa, estas são algumas das características principais da raça mundi, originada na Hungria. Com um pelo grosso e amassado, o focinho fino e as orelhinhas em pé, o cachorro desta raça é raro pelo mundo, mas aos poucos vem ganhando um espaço considerável devido a outros aspectos, como a esperteza, inteligência e o instinto alerta.

9. Lundehund

cao-da-raca-lundehund

Esta raça tem uma característica rara entre os cães, isto é, seis dedos em cada pata. Além disso, a audição deste peludo é muito aguçada. A raça é usada para caçar papagaios-do-mar na Noruega. Já com relação ao temperamento deste animal, ele é energético, leal e está sempre em alerta.

10. Azawakh

cao-da-raca-azawakh

Originada no oeste da África, a raça azawakh é pouco encontrada fora do seu lugar de origem. Com um corpo comprido e magro, o cachorro desta raça é extremamente veloz, por isso é utilizado na caça de gazelas na região africana. Além das características físicas marcantes, estes peludos possuem uma personalidade afetuosa e reservada.