11 coisas que os cães são capazes de sentir o cheiro

Cães são animais extraordinários, além de serem ótimos companheiros por sua grande lealdade, eles também têm sentidos muito poderosos, muito maiores do que os de nós humanos. Que eles têm um olfato muito apurado, isso não é novidade para ninguém, mas você sábia que eles são capazes até mesmo de detectar doenças em estágios iniciais? Confira a seguir 11 coisas que você talvez não saiba que os cachorros consigam sentir o cheiro.

11 coisas que os cães são capazes de sentir o cheiro

Foto: Pixabay

1. Câncer

Por mais estranho que pareça, os cães têm o olfato tão poderoso que são capazes de sentir o cheiro de alguns tipos de câncer, principalmente os de pulmão e o de mama. Estudos já confirmaram que o câncer tem, de fato, um cheiro, e humanos também podem sentir o cheiro, mas apenas em fases quando a doença já está avançada, enquanto que os cães podem sentir a doença durante os primeiros estágios, sendo assim capazes de salvar vidas.

2. Percevejos de cama

Esses pequenos insetos com hábitos noturnos, se alimentam de sangue humano. Apesar de não transmitirem doenças, as suas picadas podem causar coceira, inchaço e inflamação, o que faz a pele a ficar irritada podendo levar a uma futura infecção. Os cães são capazes de detectar essas pequenas pragas através do olfato.

3. Diabetes

Cães podem ser treinados para sentir o cheiro dos níveis de glicose no sangue, através da respiração das pessoas.

4. Hipertensão

Semelhante aos cães treinados para detectar diabetes, alguns cachorros são treinados para monitorar pacientes com doenças cardíacas, especialmente pressão alta. Se treinados, os cães são capazes de alertar previamente se o dono vai ter alguma complicação, a exemplo de um ataque cardíaco.

5. Fezes de baleia

Mas afinal de contas, porque alguém treinaria cães para detectar fezes de baleia? Bom, os cientistas precisam dos excrementos para estudar os vários tipos de baleia.

6. DVDs e CDs

Os cães são capazes de farejar os policarbonatos utilizados para a fabricação de DVDs ou CDs, e assim, são usados em operações contra o contrabando de mídias físicas ou pirataria.

7. Emoções

Não é nenhum segredo para os tutores que os cães são receptivos aos sentimentos dos humanos, mas o que é surpreendente é que eles não só detectam isso através de expressões faciais e desequilíbrios no ritmo cardíaco, mas também através de seu olfato.

8. Ovulação

A ovulação é o nome que se dá ao momento em que o óvulo e liberado pelo ovário, e está pronto para ser fecundado, ocorre durante o período fértil da mulher. Os cães são capazes de detectar a elevada quantidade de hormônios que é produzida durante esse período.

9. Cadáveres

Alguns cães policiais são treinados para detectar cadáveres de pessoas que morreram afogadas, visto que, após algum tempo, o corpo afunda e dificulta a busca pelos restos mortais.

10. Bombas e armas de fogo

Algumas espécies de cachorros podem até mesmo sentir o cheiro de diferentes minérios e metais, principalmente, os utilizados na fabricação de armas de fogo e explosivos. Apesar de bastante perigosos, esses cães são capazes de salvar muitas vidas.

11. Eletricidade

Você já se perguntou porque os cães ficam muito agitados durante uma tempestade? Além dos barulhos dos trovões, os cães podem sentir um cheiro da eletricidade, pois, a energia elétrica ioniza o ar e libera um cheiro metálico. Eles podem detectar o cheiro antes mesmo de cair algum raio.