Veja dicas para melhorar a vida do seu cão idoso

Quem deseja ter um cãozinho em casa deve ter em mente que eles também envelhecem e, sim, poderão precisar de cuidados especiais! Infelizmente, existem histórias de pessoas que, ao verem o seu bichinho de estimação envelhecendo, descarta-o nas ruas da cidade para adquirir um novo cachorro, como se fosse um brinquedo.

Os cães são uma maravilhosa parte da família e as suas necessidades mudam conforme os anos vão passando.

Maneiras de melhorar a vida do seu cão idoso

Veja dicas para melhorar a vida do seu cão idoso

Foto: Reprodução/ internet

Com o passar do tempo, os cães não têm mais toda aquela energia para brincadeiras e corridas, desfrutando muito mais de uma bela tarde de cochilo sob os raios do sol. Por amar o nosso pet, sempre nos preocupamos que a sua vida seja a melhor possível. Confira a seguir algumas maneiras de tornar a vida do seu melhor amigo canino idoso mais tranquila:

• Providencie um local privado e seguro – É muito importante que o seu cãozinho mais velho tenha um lugar próprio em sua casa, que seja tranquilo e acolhedor, para que ele se sinta seguro. Se você ficar preocupado com o bem-estar ou saúde do seu pet enquanto estiver fora de casa por um certo tempo, pode considerar a possibilidade de instalar uma webcam para acompanhá-lo.
  • Ajuste as suas refeições – Muitos cães idosos passam por uma desaceleração de todos os processos do organismo, incluindo a digestão. Por este motivo, o seu cachorro pode comer menos ou as refeições devem ser mais fracionadas ao longo do dia. Caso note uma mudança no apetite do seu melhor amigo canino, é bom considerar uma ida ao veterinário, para que problemas de saúde possam ser descartados.
  • Mantê-lo aquecido – Adicione um cobertor extra à caminha do seu cão e certifique-se de que ele esteja se mantendo quente o suficiente, para relaxar mais e se sentir melhor.
  • Reforce a sua caminha – Com o corpo mais velho, o cãozinho provavelmente preferirá uma superfície firme, porém confortável. Este pode ser o momento para investir em um colchão ortopédico para cães.
  • Cuide de seus dentes – Os cachorros com mais idade devem passar por exames orais regulares feitos pelo veterinário para verificar a presença de cáries dentárias e doença periodontal, que causam dor e sensibilidade na boca.
  • Aproveitar o tempo ao seu lado – Aproveite ao máximo todo o tempo que tiver ao lado do seu melhor amigo canino! Faça junto com ele tudo aquilo que gostaria de fazer, como passeios de carro, por exemplo. E lembre-se de oferecer a ele muito carinho sempre.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.