Truques para evitar que seu cão se machuque com os enfeites natalinos

Saiba quais são os principais cuidados para evitar que o cão se machuque com enfeites natalinos e saiba o que fazer quando isso acontecer


O Natal finalmente chegou mais uma vez, e com isso as casas ficam lindas e enfeitadas para esses tempos festivos. Mas quem tem pets em casa sabe que existem riscos de eles se machucarem com nossos enfeites natalinos. Montar a tradicional árvore decorada e enfeitar os jardins pode trazer alguns riscos.

Que riscos os enfeites podem trazer?

Truques para evitar que seu cão se machuque com os enfeites natalinos

Foto: Reprodução/ internet

Segundo um levantamento que foi realizado no Hospital Veterinário Sena Madureira, desde a década de 80 até os dias atuais, a quantidade de acidentes causados por enfeites natalinos envolvendo cães aumentou em 150%.

Os animais de estimação são curiosos, e sempre têm o hábito de xeretar os enfeites de Natal. Segundo o diretor do hospital, Marcelo Quinzani, “o ideal é manter árvores de Natal e outros enfeites fora do alcance dos animais”.

Os acidentes mais comuns são causados por bolas de vidro que quebram quando caem e acabam cortando os pets. É bastante frequente, também, os pets levarem choque ao morder e roer os fios do pisca-pisca, além das pequenas lâmpadas que podem causar problemas se ingeridas.

Ainda segundo Marcelo, “os choques podem ser leves, causando queimaduras locais, ou graves, resultando em um edema pulmonar neurogênico de difícil tratamento”. Se o seu cão tomar um choque, a primeira providência é desligar o fio da tomada, sem tentar tirar o pet com o fio ainda ligado. Evite o contato do cão com água, poças ou até mesmo a urina, e leve-o o quanto antes a um médico veterinário.

Como evitar?

Procure deixar enfeites e árvores de Natal longe dos pets e coloque bolinhas de plástico ao invés das de vidro. Outra ideia é comprar luzes de pisca-pisca que funcionam por meio de pilhas. Mário Marcondes, diretor clínico do Hospital Veterinário Sena Madureira, afirmou que “As bolas de plástico ou acrílico são uma excelente opção por trazerem o colorido que todos querem no Natal e ainda por não estilhaçarem quando caem no chão”.


Reportar erro