Tipos de tosa para seu cachorro

Se você é daqueles ou daquelas que acha que tosar um cachorro é apenas questão de estética, esqueça isso. Antes mesmo de parecer uma tática para o embelezamento, a tosa age como uma ação de higiene e saúde para o animal.

De quebra, é também fundamental para uma vida saudável até mesmo dos humanos que convivem com o animal. Afinal, excesso de pelos em cães pode representar ambiente favorável para o acúmulo de bactérias, fungos e parasitas. Dependendo da raça e da periodicidade do crescimento do pelo, a tosa deve ocorrer uma vez a cada 60 dias.

Tipos de tosa para seu cachorro

Cuidado com a tosa caseira!

Tosar um animal de forma caseira não é o mesmo que dar um banho no bicho em casa. Diferente do banho, a tosa envolve prática com a utilização de lâminas e cuidados com o corpo do animal, sobretudo as áreas que exigem maior delicadeza, com as partes genitais.

Escove os pelos!

Além de acabar com possíveis nós, a escovação dos pelos de um cachorro é essencial na remoção da pelagem morta e também no auxílio ao espalhamento da gordura da pele, aspecto que promove maior brilho aos pelos.

O ato de passar a escova na pele do animal, também age como ativador da circulação sanguínea. Dê importância a isso! A seguir, confira alguns tipos de tosa que separamos para indicar a você.

Com máquina

Diferente do equipamento cortante utilizado no corte de cabelo humano, a máquina para aparar pelos de animais deve ser passada pelo corpo do cachorro em direção ao pelo.

As lâminas devem ter tamanho médio –a depender da espécie do cão e do modelo de tosa- e quanto mais emaranhado ficarem os pelos, mais curto deve ser corte na máquina com acabamentos na tesoura.

Com tesoura

Este tipo de tosa pode ser feito em cão de qualquer raça, desde que tenha pelagem com tamanho médio ou longo. É indicada para animais alérgicos às lâminas ou que se sintam incomodados com o barulho de máquinas. Apesar de ser mais demorado, esse tipo pode dar melhor acabamento a pelagem do cachorro.

Tosa bebê

Ideal para deixar os pelos mais baixos – com um ou dois dedos de comprimento -, esse tipo deixa a pelagem do cão com aproximadamente a mesma quantidade de pelos de um filhote, evita que os mesmos fiquem embolados e faz com que seja desnecessária a escovação.

Tosa higiênica

É indicada quando necessário fazer uma aparação geral nos pelos do bicho. Deve, sobretudo, contemplar as partes íntimas do animal, a exemplo da área genital, patas e barriga, esta última no caso dos machos.

Jornalista (MTB-PE: 5833), formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário UniFavip/Wyden, com experiência em rádio, TV, impresso, web, assessoria de comunicação política e Marketing. Além da iHaa Network, já atuou no portal G1, no Sistema Jornal do Comércio de Comunicação (na TV Jornal/SBT, Rádio Jornal e portal NE10), e também no antigo Jornal Extra de Pernambuco.