Será que é normal a forma como você trata o seu cão?

Você trata seu cão como filho? Descubra se esta forma de tratamento é normal e se faz bem para você e para o seu amigão de quatro patas

Cada dia está mais comum o hábito de tratar e chamar cachorros de filhos, comprar roupas e adereços além de apresentar coisas novas e dar presentes para eles no Dia das Crianças. É bastante comum encontrarmos cada dia mais produtos relacionados a esse mercado, e também aumentar o nosso interesse em comprar mais produtos nesse segmento. Se você é mãe ou pai de cachorro e se questiona se isso é normal, fique tranquilo. Você não está ficando louco, não.

Cães nos enxergam como seus pais

E não falamos isso porque o hábito está cada dia mais comum, mas sim porque na visão do seu cachorro, você é pai ou mãe dele, sim. Eles nos enxergam dessa forma e atuam de forma diferente quando estamos por perto.

Um estudo realizado, inclusive, demonstrou que os cães, ao brincarem com brinquedos interativos para ganhar petiscos, eram mais animados e brincavam mais intensamente, além de obter mais êxito quando seus donos estavam presentes. As crianças agradam seus pais, e o cachorro também faz isso: se ele puder fazer coisas que te deixem feliz, ele vai fazer.

Será que é normal a forma como você trata o seu cão?

Foto: Pixabay

Por isso, é essencial recompensar, ficar orgulhoso e aproveitar os momentos com os cães: esse comportamento vai fazer bem para você e para o seu “filhinho” de quatro patas.

Existem pessoas que afirmam que, somente as mulheres que não têm filhos humanos que tratam seus cães como filhos, mas isso não é verdade. Segundo um estudo que foi publicado no jornal PLoS One, 14 mulheres avaliaram seus níveis de apego e estresse relacionados aos filhos. Foram tiradas, ainda, fotos de seus filhos e de seus cães, e depois foram analisados por meio de ressonância magnética os campos cerebrais dessas mulheres. As áreas associadas a recompensa, processamento facial e emoção puderam ser analisadas quando as mulheres olhavam as fotos de seus cães e de seus filhos humanos.

Quando olhavam as fotos de seus filhos e de seus cães, o cérebro ativava de forma bastante similar, mas quando olhavam a foto dos seus cães, mais áreas de recompensa eram ativadas.

Animais percebem os humanos como pais?

Existe uma teoria de que todos os animais enxergam os donos como pais, mas isso não é verdade. Os gatos, por exemplo, também bastante comuns como pets nos dias de hoje, amam muito seus tutores – ao contrário do que aqueles que não gostam de gatos costumam falar –, mas não nos percebem como seus pais, e sim como gatos gigantes.