Saiba o que fazer se seu cachorro morder um sapo

Cães adoram brincar colocando objetos na boca, isso é normal. O problema ocorre quando essas brincadeiras terminam mal para o peludo. Esse é o caso de cães que mordem sapo e, por isso, apresentam sintomas clássicos de intoxicações que podem até matar o cachorro.

Se você não quer correr esse risco com seu melhor amigo peludo, saiba quais medidas podem ser tomadas para que isso não aconteça e o que pode ser feito em momentos de emergência. Antes disso, entenda o porquê que o sapo é venenoso para os pets.

O corpo do sapo

Bufo, gênero dos sapos comuns, é altamente venenoso para os cachorros. Isso porque existem duas glândulas no corpo desses anfíbios que eliminam um tipo de veneno no momento em que são mordidos, são elas: paratoídes e mucosas. Localizadas, respectivamente, em cima dos olhos dos sapos e distribuídas por toda a superfície corporal desses animais. Os cães, por sua vez, ao ingerirem essa substância conseguem absolver rapidamente sua essência e acabam apresentando os sintomas de intoxicação.

Sapos mortos ou desidratados, também podem causar problemas nos cães que os morderem.

Saiba o que fazer se seu cachorro morder um sapo

Foto: Reprodução/ internet

Sintomas da intoxicação

Os sinais de intoxicação vão aparecer conforme o veneno for sendo ingerido pelo cão, isso significa dizer que, quanto mais veneno o cão consumir pior será o seu quadro clínico. Em casos mais leves, o pet apresenta muita salivação e irritação na mucosa. Já quando a situação é mais grave, além desses sintomas citados, o cão pode apresentar outros, como:

• Fraqueza;
  • Ânsia de vômito;
  • Depressão;
  • Caminhos em círculos;
  • Incontinência urinária e fecal. Os animais fazem suas necessidades fisiológicas sem controle;
  • Convulsões;
  • Pupilas não respondíveis à luz;
  • Paradas cardíacas.

Como observado, os sintomas podem ser leves e irem se agravando com o tempo, que pode ser em questão de minutos. E a morte é consequência extrema de intoxicações de sapos em cães.

Veja o que fazer em casos de envenenamento

Se o seu cão apresentar alguns desses sintomas ou caso você presencie uma cena semelhante a que foi descrita anteriormente, saiba que a primeira coisa a ser feita é levar o cachorro ao atendimento médico. Caso isso não seja possível de imediato, tente lavar a boca do peludo com água corrente e em abundância, tendo um cuidado maior para que ele não ingira esse líquido.

Não existe um antídoto para conter o veneno dos sapos, mas há medicamentos capazes de controlar os sintomas provocados pela intoxicação. Quando um cão é atendido por um veterinário, as chances de recuperação são bem maiores. Por isso, tenha sempre consigo um número de alguma clínica ou de um profissional da saúde animal, e não demore para oferecer tratamento adequado ao peludo.