Saiba como escovar os dentes do seu cachorro corretamente

Falta de escovação pode causar o crescimento das placas, doenças na gengiva e até mesmo a queda dos dentes

Pode parecer estranho para alguns, mas os cachorros também precisam escovar os dentes. Como eles não sabem fazer isso sozinhos, cabe aos tutores realizar essa tarefa. Isso é fundamental devido à prevenção ao tártaro que, quando não tratado, pode causar a morte do animal.

Além disso, tem a melhora no hálito do cão – quem nunca reclamou daquele bafinho, não é mesmo? –, e ajuda, inclusive, a mostrar que você é o líder e que ele deve ser submisso a você.

A falta de escovação pode causar ainda o crescimento das placas, doenças na gengiva e até mesmo a queda dos dentes, o que pode dificultar a vida do cão e do tutor na hora dos tratamentos e da alimentação.

Saiba como escovar os dentes do seu cachorro corretamente

Foto: Reprodução/ internet

Momento certo

É preciso esperar um momento em que o cão esteja calmo e relaxado para a escovação. Crie uma rotina e trabalhe diariamente a escovação até que ele acostume. Quando o cão tem a boca saudável, apenas três vezes na semana já fazem diferença.

Ferramentas

Ao decidir qual é o melhor momento para a escovação, tenha em mãos todas as ferramentas necessárias:

– escova de dentes para cachorros – com cerdas suaves e anguladas

– escova de dedo para cães abaixo de 13 quilos

– pasta de dente para cachorros – com sabores de carne ou frango, por exemplo

Posicionamento

Você deve ficar em um local em que o cão se sinta confortável, e não fique acima dele, mas sim na mesma altura. Ajoelhe-se ou sente ao lado ou a sua frente.

Prepare-se

Teste o cão: passe os dedos nas gengivas e dentes superiores do cão testando a disponibilidade e aceitação dele para que se acostume com algo contra seus dentes. Pressione levemente. Pode ser que, em alguns cães, você precise insistir nesse passo por alguns dias antes de continuar com os outros.

Teste também a pasta de dente, colocando um pouco na ponta do dedo e oferecendo ao cão. Assim ele poderá se acostumar com o sabor e textura. Se ele se recusar, experimente outro sabor.

Depois disso, teste a escova de dentes. Se ele se acostumar com você tocando e abrindo a boca dele, vai ficar mais fácil.

Escovação

Levante o lábio superior do cão e, enquanto se aproxima dos dentes com a escova, posicione as cerdas de forma que alcancem a linha da gengiva. Posicione a um ângulo de 45°, pois isso ajudará as cerdas a massagear a linha da gengiva e limpar as placas. Use movimentos circulares, sempre indo aos extremos de cima e de baixo em cada lado. Pode acontecer algum sangramento, se for leve e ocasional, não tem problema, mas se for contínuo e pesado, pode ser sinal de que você esteja usando força além do necessário na escovação ou ainda que o cão tem problemas na gengiva. Na dúvida, procure orientação de um veterinário. Se o cão tem placas, foque nelas.

Acalme o cão

Antes, durante e depois do processo, mantenha o seu cão tranquilo conversando com ele com a voz leve, acaricie e mostre como ele é um bom cão ao deixar você escovar, e o mais importante: ao terminar de escovar, ofereça uma recompensa de uma guloseima, por exemplo.