Como ajudar um cão de rua?

Cuidado e a atenção por parte das pessoas para com esses pets deveria ser algo essencial em nossa sociedade


Andar por aí e encontrar em ruas, avenidas ou praças um ou mais cão abandonado se tornou rotina em quase todo município brasileiro, seja nas capitais ou mesmo nas cidades do interior. Tal fato é decorrente da gigantesca população desses pets no País.

Entretanto, ainda não foi possível precisar a quantidade de cães na rua, porém, somente de cães que têm um lar, no Brasil, estima-se em algo em torno de 52, 2 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como ajudar um cão de rua

A rua sempre apresentou diversos perigos para os humanos desabrigados, uma realidade também existente no caso dos pets que não têm um lar. Assim, o cuidado e a atenção por parte das pessoas para com esses pets deveria ser algo essencial em nossa sociedade. Portanto, se você é consciente disso e pretende fazer algo para transformar esse quadro, fique atento a como você pode ajudar um cão de rua.

Saiba como ajudar um cão de rua?

Foto: Pixabay

Retire-o da rua

Ao ver um pet abandonado, o primeiro passo é buscar um abrigo para o mesmo. Se você não puder levar o bicho para sua casa, busque um espaço o qual ele possa se abrigar. Tente conscientizar algum vizinho ou conhecido a acolher o pet, mesmo que seja apenas provisoriamente, até que se encontro um lar definitivo. Uma alternativa é também buscar as ONGs e lares acolhedores de cães.

Comida, cuidados e atenção

Em seguida, esteja seguro de que onde o pet ficou ele receberá comida, cuidados e atenção. Caso você ou o local onde o cão ficará abrigado não tenham como dar banho no animal, busque então fazer uma campanha para arrecadar fundos e custear um atendimento em pet shop com direito a banho para o pet. O mesmo vale para compra de alimentação para o bicho.

Animal perdido: busque o dono

Caso você desconfie que o pet em questão possa ter um dono e que apenas está perdido e não abandonado, tente encontrar o verdadeiro tutor do animal. Faça cartazes e panfletos e distribua pelas ruas. Uma alternativa bastante indicada é a divulgação da foto do bicho nas redes sociais, sites de animais perdidos. Além disso, você pode ainda fazer campanha juntamente com ONGs e instituições de animais.

Incentive a adoção

Já se você tem a certeza que o pet é, de fato, um cão de rua, busque realizar movimentos para que o mesmo venha a ser adotado em definitivo por algum tutor. Divulgue o pet nas redes sociais, realize campanhas entre os seus amigos, leve-o para feiras de adoção e, jamais esqueça: nunca colocar um pet para adoção sem antes realizar a castração do mesmo.


Reportar erro