Receitas caseiras para remover pulgas e carrapatos dos cães

Os cães podem ser atingidos por parasitas nada agradáveis: as pulgas e os carrapatos. Conheça excelentes receitas caseiras para remover estes parasitas

Os cães podem ser atingidos por parasitas nada agradáveis: as pulgas e os carrapatos. Além de incomodar bastante o nosso bichinho de estimação, estes indesejados visitantes podem afetar a nossa saúde e a dos animais. Por este motivo, é muito importante acabar com as pulgas e carrapatos o mais rápido possível, a fim de evitar que o problema fique pior. Mas, e se você não puder usar remédios para eliminá-los? Uma boa maneira de livrar nosso cãozinho dos parasitas é recorrer aos remédios naturais.

Receitas caseiras para remover pulgas e carrapatos

Principalmente quando o animal de estimação é filhote e ainda não foi vacinado, não é aconselhável o uso de produtos químicos para eliminar pulgas ou carrapatos. Os carrapatos podem causar uma variedade de problemas, tais como paralisia, doença de Lyme ou erliquiose e, por isto, devem ser eliminados o mais breve possível.

Receitas caseiras para remover pulgas e carrapatos dos cães

Foto: Reprodução/ internet

Se você não quer submeter o seu bichinho a produtos químicos nocivos ou agressivos, confira a seguir algumas receitas caseiras para remover pulgas e carrapatos dos cães:

Para remover carrapatos dos cães

Infusão de camomila

Prepare uma infusão de camomila, preferencialmente natural, e deixe esfriar um pouco. Pegue um chumaço de algodão ou pano limpo, mergulhe na infusão, escorra e aplique com cuidado em toda a pele do seu cão.

Imediatamente os carrapatos começarão a fugir do animal. Depois, você deve desinfetar toda a casa para eliminar os rastros do parasita.

Repelente caseiro

Coloque para ferver os seguintes ingredientes: meio litro de água com dois limões cortados. Quando levantar fervura, deixe durante um minuto e baixe o fogo ao mínimo, deixando por mais 1 hora.

Após este período, deixe esfriar e introduza o líquido no pulverizador. Aplique o produto sobre o seu cachorro, com cuidado para não entrar nos olhos.

Este repelente caseiro também pode ser usado nos cômodos da casa para desinfetá-los de carrapatos.

Vinagre de maçã

Outro remédio caseiro excelente para espantar os carrapatos é o vinagre de maçã. Misture água com vinagre em partes iguais, molhe um pano limpo ou algodão na mistura, escorra e umedeça a pele do seu cachorro com ele.

Para remover pulgas

Infusão de poejo (“hortelãzinho”)

Faça uma infusão de poejo e deixe esfriar. Depois, coloque o líquido em uma garrafa com borrifador e espalhe pela pelagem do animal sem enxaguar.

Shampoo caseiro

Misture os seguintes ingredientes: duas xícaras de água quente, ¼ de xícara de álcool e seis gotas de detergente líquido. Lave bem o seu cãozinho com este “shampoo caseiro”, até que forme uma espuma bem espessa. Depois enxágue bem.