Passear solto na rua, meu cão pode?

Se você é um dono precavido e ama o seu cachorro, nunca deixe-o andar na rua sem uma guia (coleira), quando for passear com ele.

Neste artigo vamos conhecer os principais perigos de atitudes negligentes como deixar o cão passear solto na rua e entender que o que era para ser um passeio divertido para o animal pode colocar a vida dele em risco. Também vamos conferir sugestões de locais para realizarmos ótimos passeios com o pet tanto solto, quanto na guia, mas com segurança.

Por que é perigoso andar com o cão na rua sem coleira?

Atropelamento

Vamos refletir uns minutos. Se não houvesse problemas, não haveria tantos vira-latas atropelados nas ruas, não é mesmo? Muitos destes animais sabem o momento de atravessar a rua, pois provavelmente já levaram os seus sustos. É preciso salientar que muitas pessoas não respeitam os animais e, de forma cruel, atropelam cães e gatos diariamente sem o menor remorso. Isso sem falar que muitos cães domésticos não possuem a mínima noção do que significa atravessar a rua no momento certo, uns adoram correr atrás de carros e não percebem os riscos que os rondam.

O cão pode ser atacado por outro animal

Outra probabilidade grande é a do seu cachorro ser atacado por outro cachorro que esteja solto também. Já imaginou encontrar um vira-lata gigante solto na rua? Ou quem sabe aquele cachorrão assustador do seu vizinho aparece solto?

Com o cão na coleira é possível que o dono domine e proteja o seu próprio animal tanto de machucar outros animais e pessoas, como de ser machucado por eles.

Inclusive vale apena lembrar que caso o seu cachorro seja bravo, é indispensável a utilização de focinheira, pois em caso de fuga, as pessoas a sua volta estarão protegidas de uma eventual mordida.

Passear solto na rua, meu cão pode?

Existe algum lugar onde o cão pode andar solto?

Para o dono realizar este tipo de entretenimento ao cão, é preciso buscar por algum local grande e fechado em sua volta. Fazendas, chácaras ou pequenos bairros e praças que permitam esse tipo de atividade, os famosos cachorródromos são uma boa opção.

Se você mora em São Paulo…

Parque de Ibirapuera (SP): É um ótimo lugar para passear com o seu cão de coleira, no entanto, existe um local próximo ao portão 6, onde os cachorros podem interagir e brincar com outros cães (dóceis) sem medo. Mas é importante ficar atento e só realizar esse passeio sem coleira se o seu cão for adestrado e dócil, afinal a área é aberta.

Parque Villa Lobos (SP): Possui um cercado para cachorros e bebedouros. Todo sábado das 15h às 17h o parque oferece aulas gratuitas de adestramento. Para participar basta levar a carteirinha de vacinação do seu pet.

Parque Buenos Aires (SP): Ponto de encontro entre os donos de cachorros. Além do parque existe o cachorródromo, um local onde é possível soltar o seu pet e deixa-lo brincar livremente. Mas atenção! Fique sempre de olho para ele não se perder ou sair em uma briga com outros animais.