Óleo de neem para pulgas e carrapatos

O óleo de neem tem propriedades antissépticas, antioxidantes, antifúngicas e espermicidas. Saiba como isto pode ajudar seu cão


Nenhum cachorro está livre dos parasitas, sendo que os mais comuns são as pulgas e os carrapatos. Os carrapatos alimentam-se de sangue (são parasitas hematófagos) e infectam diversas espécies de animais, como bovinos, equinos, roedores, cães, gatos e até o homem. Existem duas famílias deste tipo de parasita e a diferença entre elas é o tempo de permanência nos hospedeiros.

Assim como os carrapatos, as pulgas também são hematófagos e transmitem várias doenças graves. Diferentemente dos carrapatos, as pulgas podem permanecer a vida inteira no hospedeiro se não forem exterminadas.

E como deixar o seu animalzinho livre destes parasitas? Neste artigo, saiba mais sobre o óleo de neem e a sua utilização no controle natural de pulgas e carrapatos em cães.

O que é o neem?

Conhecida popularmente como neem ou nim, a Azadirachta indica é uma árvore conhecida há milênios na Índia e outros países do Oriente, devido às suas propriedades medicinais e benéficos proporcionados aos animais, plantas e ao homem.

Dentre os mais de 100 compostos bioativos que já foram isolados na composição do neem está a azadiractina, o principal componente de seu óleo. Este componente altera o desenvolvimento e as funcionalidades de diversas espécies de “pragas”, atuando sobre a sua reprodução, inibindo o seu crescimento, desenvolvimento e mobilidade, além de apresentar efeito repelente.

A azadiractina não mata os insetos imediatamente, já que a sua ação tem início horas após a aplicação e pode se prorrogar por vários dias. A substância atinge as funções vitais de acordo com cada tipo de inseto.

Da planta neem são extraídos diversos extratos, incluindo o óleo, que são obtidos de diferentes partes da árvore e têm a capacidade de agir sobre os insetos.

No Brasil, o produto derivado do neem mais comumente encontrado é o óleo de neem emulsionável (OFFNEEM), bastante eficiente no combate de pragas e doenças da agricultura.

Óleo de neem para pulgas e carrapatos

Foto: Reprodução

As propriedades e os benefícios do óleo de neem

De acordo com resultados de pesquisas científicas, o neem (óleo, pó etc.) tem propriedades antissépticas, antioxidantes, antivirais, bactericidas, antifúngicas e espermicidas.

Dentre os benefícios do óleo de neem estão os seguintes:

  • Solução natural, não tóxica e eficaz contra pulgas e carrapatos;
  • Ajuda a manter mosquitos e outros insetos afastados dos cães e da casa;
  • Controla a metamorfose das diversas fases de vida dos insetos;
  • Atinge mais de 418 tipos de pragas e insetos;
  • Nos seres humanos pode ser utilizado como repelente, passando como se fosse uma colônia ou na proporção indicada.
  • O óleo de neem é pulverizado em ambientes e animais contaminados por infestações de pulgas e carrapatos, mosca do chifre, piolhos etc.

Como usar o óleo de neem?

Indica-se que seja feita a pulverização, com a mistura de 10 ml de óleo de neem (uma colher de café) em um litro de água. Coloque em uma bombinha e agite bem o óleo antes e depois de misturá-lo.

Nos animais, o produto pode ser usado como colônia pós-banho, com os pelos ainda úmidos; ou gotejá-lo durante o banho junto com o xampu.


Reportar erro