Nariz seco no cachorro: seria isto sinal de doença?

Descubra se o nariz seco no cachorro é um sinal de doença ou não. Saiba quais os motivos para isso acontecer

É bastante comum ouvirmos diversas pessoas se referindo à saúde dos cães pelo focinho: se estiver seco e quente, está com febre, se estiver úmido e fresco, está normal. Isso não é verdade. Trata-se de um mito bastante difundido. É difícil afirmar que isso seria realmente uma referência, portanto, é essencial, para medir corretamente a temperatura do cão, o termômetro. Assim, é possível que um animal com o focinho molhado esteja com febre, enquanto um cão com focinho seco esteja completamente saudável.

O que faz o nariz ficar seco ou úmido?

Vários fatores podem determinar a temperatura ou umidade do nariz do cãozinho e, por mais que sejam bem famosos pela umidade, é comum que fiquem secos sem que haja efetivamente uma situação de risco à saúde de seu pet. Alguns fatores como a exposição ao vento ou ao frio, ao sol durante muito tempo, ou locais com calefação e pouca ventilação podem influenciar completamente no ressecamento do nariz.

Quando ocorrerem essas situações, basta que você procure orientação de um médico veterinário de sua confiança para adquirir algum creme específico para deixar o nariz do seu pet hidratado, além de fazer com que tome água mais frequentemente para evitar a desidratação.

Mas então, o que devo observar?

Os sinais de alerta para a doença em cães são, principalmente, além do nariz ressecado, cão apresentando diarreia e vômito, junto ao ressecamento, podendo assim indicar desidratação. Nessa situação, leve o pet imediatamente ao veterinário de sua confiança. Esse sinal de desidratação pode ser em decorrência de doenças mais graves, como parvovirose e cinomose.

Nariz seco no cachorro: seria isto sinal de doença?

Foto: Free Images

A cinomose pode ter manifestação cutânea também, com dermatites, engrossamento da pele do nariz e das almofadinhas das patas. Além disso, fique atento a sinais como olhos lacrimejantes ou embaçados, apatia, falta de apetite e nervosismo, ou até mesmo tremores em casos de febre mais alta.

Por que o nariz do cão é úmido?

Essa umidade acontece em decorrência da produção de lágrimas de forma excessiva, que passa pelo ducto nasolacrimal e sai pela base do nariz – o mesmo que acontece às pessoas quando choram. Quando as lágrimas caem na face do cão, ele lambe o nariz, fazendo com que o fluído se espalhe. A evaporação disso ajuda a fazer com que o nariz fique fresco e umedecido.

Estar umedecido faz com que o focinho fique melhor equipado para dissolver os químicos do ar, de forma que facilita o senso olfativo do cão. Ao estar doente, o corpo passa a usar mais água, e por isso causa desidratação, o que faz com que se relacione o nariz seco à febre.

Possíveis causas do nariz seco

As possíveis causas do nariz seco em cães são, principalmente em pets de nariz pálido ou rosado, as queimaduras solares e exposição excessiva ao sol. Quando somar-se ao nariz ressecado uma secreção nasal, tosse, espirros e dificuldade para respirar, procure orientação, pois pode se tratar de um problema respiratório.

É importante ressaltar que também pode ser caso de alergias a alguns elementos de rações ou dos produtos usados na fabricação das tigelas de comidas para animais. Consulte sempre um veterinário para sanar quaisquer dúvidas relacionadas à saúde de seu cão.