Locais onde o cão fica exposto a carrapatos

Além de provocar um grande incômodo e coceira no cão, a infestação por carrapatos pode causar anemia e transmitir doenças como a babesiose e a erlichiose. Existem alguns itens, como as coleiras anti-pulgas/anti-carrapatos que podem proteger o cachorro, mas nem sempre isso é suficiente.

Além da utilização de pipetas anti-pulgas/anti-carrapatos, não deixar que o seu pet ande por qualquer lugar também pode evitar os parasitas. Lembre-se também de conversar com um médico veterinário para saber qual é o melhor método para prevenir o carrapato.

Lugares que deixam seu cão exposto a carrapatos

Existem alguns lugares aparentemente inofensivos, mas que deixam os cães expostos a carrapatos.

Locais onde o cão fica exposto a carrapatos

Foto: Reprodução/ internet

Lugares com muitos cães

Alguns lugares que permitem a presença de cães, como os parques, são ótimos para a socialização do seu animal de estimação, mas existe o perigo de contrair pulga ou carrapato, justamente pela presença de muitos cachorros no local.

Pela presença de cães, os parques costumam ser lugares que os carrapatos adoram e eles podem estar na grama alta, em moitas ou até mesmo em outros cães que estejam passeando por ali. Além dos parques, outros locais em que há o mesmo risco são os hotéis e creches para cães.

Para evitar que o seu pet pegue carrapato, lembre-se de manter o anti-carrapato em dia e evite deixar que o seu animalzinho se esfregue na grama.

Quintal

O quintal parece ser um local livre de perigo, mas os carrapatos podem ficar embaixo das folhas da grama. Para evitar os aracnídeos parasitas, é importante manter o gramado sempre bem curto e aparado.

Dentro de casa

Comumente pensamos que um cachorro que vive dentro de casa não vai pegar carrapato, no entanto, os membros da família ou os visitantes podem trazer o parasita na pele, no sapato, na roupa, na bolsa, no cabelo etc.

Quando forem fazer um passeio mais ecológico, como trilhas, escaladas etc., o indicado é trocar de roupa e sapato antes de entrar na casa.

Sala de espera do consultório veterinário

Outro lugar que deixa o cão exposto a carrapatos é a sala de espera dos consultórios veterinários, uma vez que pode ter algum cachorro com carrapato no local.

Quando for levar o seu pet no veterinário, mantenha-o na coleira e não deixe que ele entre em contato com outros animais que estejam ali.

Como acabar com as pulgas e carrapatos

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.