A importância da identificação do seu cachorro

O cachorro é muito conhecido por ser fiel e amigo de seu dono, porém, muitas vezes o cachorro pode fugir de casa, devido a vários motivos, seja por uma cadela no cio, instinto ou até mesmo curiosidade do animal, em alguns casos, quando o dono muda de uma casa para outra, é comum o cachorro fugir da casa nova para a antiga, pois até que o cachorro se acostume com o seu novo lar, muitas vezes o cão fica confuso querendo retornar a antiga casa.

Nestes momentos descobrimos a importância de uma placa de identificação para o cachorro, como meio de garantir o retorno seguro do cão para o seu dono.

A importância da identificação do seu cachorro

Placa de identificação para cães – Quais dados colocar?

Colocar uma placa de identificação em seu cachorro não é garantia certa de que seu cachorro irá retornar, mas facilita bastante na busca de um futuro reencontro. Na placa deve conter informações básicas como: nome do cachorro, endereço da residência e telefone para contato.

Caso o cachorro possua alguma condição de saúde que exija mais atenção vale a pena colocar estes dados na placa. Desta forma a pessoa que encontrar o cachorro perdido na rua pode vir a entrar em contato com o dono do cachorro, diminuindo o tempo de busca pelo animal e cuidando dele adequadamente.

Cuidados com a conservação da placa de identificação e coleira

Se o seu cachorro ainda é filhote e já possui a coleira com a placa de identificação, fique atento ao crescimento do animal, verificando sempre se a coleira não está apertando o pescoço do cachorro. Verifique anualmente se a placa ainda está legível, e se não possui o risco de quebrar, inclua nesta verificação se o fecho da placa está firme para que a placa não corra riscos de cair da coleira.

Mantenha a busca pelo cachorro

Vale apena lembrar que sempre que o cachorro fugir, mesmo estando com a placa de identificação, é indispensável a busca do dono pelo seu cachorro, não devendo de forma alguma contar apenas com a boa vontade de desconhecidos que possam vir a encontrar o seu cachorro. Procure nos arredores, e converse com as pessoas e moradores ao redor.

Pratique sempre a guarda responsável com o seu cachorro, não deixa que a alegria e lealdade de seu melhor amigo se perca acidentalmente, uma ótima dica, é colocar anúncios em pet shops da cidade com fotos e informações a respeito do cachorro desaparecido, outros lugares como, farmácias, mercados e padarias são uma ótima sugestão.