Focinheira: aliada ou inimiga do cão?

Quando falamos a palavra “focinheira”, já vem na cabeça de muitas pessoas a imagem de cães das raças pitbull, rottweiler e american stafforshire. Isso ocorre pelo preconceito que desenvolvemos com estas raças e com o uso deste acessório nos cachorros mais ferozes. Mas, a verdade é que nenhum cão saudável ataca de repente, para isso acontecer eles precisam se sentir ameaçados, altamente estressados, com medo ou até mesmo sob pressão psicológica. E saibam que esses fatores podem afetar qualquer uma raça, desde os grandões até os pequenos.

Outro mito que as pessoas devem romper é a ideia de que o uso da focinheira prejudica o cão. Pelo contrário, esse acessório, se utilizado da maneira correta só tende a trazer benefícios aos cães.

Fatores positivos de usar a focinheira

• Protege pessoas em lugares públicos, evitando que o cão morda elas por alguma razão;
  • Caso o cão morda, para separá-lo da presa as pessoas podem machucá-lo. O uso da focinheira servirá para manter a integridade do seu animal;
  • O uso desse acessório se torna um equipamento de proteção de veterinários e profissionais de banho e tosa. Esses procedimentos podem ser, às vezes, estressante para o pet e, por isso, pode resultar em alguns acidentes, que podem ser evitados com o uso da focinheira;
  • Auxilia no processo de socialização do cão com algum outro animal ou pessoa, sem a preocupação de possíveis mordidas.
Focinheira: aliada ou inimiga do cão?

Foto: Reprodução/ internet

Como acostumar meu cão a focinheira?

Algumas pessoas acreditam que o uso da focinheira deixa o cão com a aparência de agressivo, deixam-o feio, diz que o sufocam e apelam para a pérola de que de os cães não gostam dessa peça. O grande problema, nesses casos, é a falta de adestramento e de adequação desses objetos na vida do pet. Pode parecer um instrumento que incomoda, mas isso vai depender de como o tutor vai introduzi-lo no cotidiano do cachorro.

Se você pretende usar a focinheira no seu cão diariamente é preciso fazer acostumá-lo com esse objeto diferente e para isso algumas dicas são úteis.

• Quanto mais cedo você acostumar o seu cão, melhor e mais rápido será o resultado. Sendo assim, comece o adestramento logo;
  • Comece o uso por pequenos períodos de tempo. Coloque e deixe o cão ficar por aproximadamente 10 minutos, tire e sempre ofereça algo em recompensa, pode ser um petisco, um brinquedo ou até mesmo um afago. Depois vá aumentando o tempo aos poucos;
  • Associe o uso da focinheira a momentos divertidos. Se o cão gosta de passear, use a focinheira quando sair com ele. Cães certamente preferem sair sem coleiras, mas acabam tendo uma relação de amor com elas, pois sabem que só vão caminhar com o uso das mesmas. A dica é fazer essa mesma associação do guia, mas usando a focinheira;
  • Logo no início o cão pode se sentir incomodado e tentará tirar o acessório, por isso não deixe que o faça. Tente acalmá-lo e jamais use de violência ou gritos. Lembre-se de que os cães precisam associar a focinheira a momentos agradáveis;
  • O período da adaptação deve ser feito antes do cão conhecer a focinheira. Se ele já conhece o acessório e em uma experiência ruim, pode ser que demore mais tempo para ele se acostumar. Mas não desista!

Como escolher a melhor focinheira?

Existem focinheiras a preços bastante acessíveis, mas a qualidade delas nem sempre é a ideal. É preciso optar por produtos que sejam feitos com um material mais resistente e confortável para o cão, afinal, ele pode precisar passar um tempo razoavelmente longo fazendo uso da mesma.

Outra dica é escolher uma focinheira que permita o pet abrir levemente a boca, pois a respiração dos caninos ocorre com ela aberta. Além disso, os cães soam pela língua, sendo assim, é necessário um equipamento que lhes permitam esse movimento. Os tutores também devem ficar atentos no ato da compra às mordaças, elas sim são desconfortáveis e devem ser evitadas, pois dificultam a transpiração do cão e impossibilita que ele beba água.