É possível tirar os carrapatos em casa?

Um parasita inimigo dos cães e, por isso, um pesadelo para os tutores, são os terríveis carrapatos. Infelizmente, nem sempre podemos levar os pets ao veterinário, então quando surgir o caso de animais com esses bichos importunos grudados no corpo o dono deve está ciente que isso pode significar e saber agir da maneira correta para retirar os insetos.

É importante o tutor lembrar que os carrapatos podem se alimentar do cão por algumas horas ou até mesmo dias, mas que eles não morrem ao se desgrudar de suas presas. Portanto, eles também podem sobreviver tranquilamente no local onde o pet passa o dia e dorme. Para evitar os possíveis problemas de saúde no seu cão, devido a esses parasitas, é preciso que você retire da forma correta.

É possível tirar os carrapatos em casa?

Foto: Reprodução/ internet

Como retirar os carrapatos dos cães?

Para você tirar o carrapato sem causar prejuízos na saúde do animal vai ser necessário ter consigo luvas, pinça e álcool. Siga os seguintes passos e aprenda a realizar esse processo em casa:

• Primeiramente, localize o parasita no seu cachorro. Apalpe o pet com as mãos e as unhas e, ao sentir uma elevação, verifique se é realmente um carrapato. Se por acaso for, chame alguém para lhe ajudar a segurar o animal, pois com o incômodo ele pode fugir e o parasita ainda ficará alojado na pele do pet;
  • Usando luvas, retire com o auxílio de uma pinça o carrapato. O ideal é arrancá-lo pela cabeça, sem torcer o parasita e nem segurado pelo corpo. Desta forma, você evita que ele estoure ainda no corpo do cão;
  • Após a retirada correta, coloque o parasita em um recipiente contendo álcool. Os carrapatos não morrem quando estão longe de suas presas, pelo contrário, podem viver por muito tempo no ambiente e voltar para o corpo do animal. Outra opção é colocar fogo no inseto depois de já ter sido retirado do animal. Jamais jogue em bolsas de lixo ou descarga ainda com vida;

Doenças causadas pelo carrapato

O parasita pode ser um sinal de alerta com relação a saúde do cachorro. Cães que apresentam carrapatos podem sofrer com anemia, uma vez que esses insetos se alimentam do sangue do pet. Ou até mesmo de doenças mais sérias, que é o caso da babesiose ou erliquiose, dois problemas graves causados pelo carrapato. Essas enfermidades são silenciosas e quando seus sintomas aparecem a mesma já podem estar bem desenvolvidas.

Sendo assim, quando encontrar um carrapato no seu cachorro, procure um veterinário. Conte o que ocorreu e o médico saberá quais exames fazer para desvendar o problema logo no início.

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.