Descubra se o seu cão possui alergia à ração

A alergia alimentar, também denominada hipersensibilidade alimentar ou dermatite trofo-alérgica, é a terceira causa de doenças dermatológicas caninas.

Alguns animais desenvolvem respostas imunes anormais a proteínas da dieta e isto pode ocorrer em diversos alimentos, inclusive a ração.

Para saber se o seu pet possui alergia à ração, continue lendo este artigo que preparamos para você.

Descubra se o seu cão possui alergia à ração

Foto: depositphotos

Identificação dos sintomas comuns de alergia alimentar

Dentre os sintomas mais comuns de alergia alimentar em animais estão a coceira na pele, perda de pelos, problemas gastrointestinais e, mais raramente, dificuldade para respirar.

Confira a seguir o que você deve observar para descobrir se o seu cachorro possui ou não alergia à ração:

Irritações e coceiras na pele

As reações na pele, tais como irritações e coceiras, são os sintomas de alergia alimentar mais frequentes. O cãozinho apresenta coceira intensa, geralmente em regiões da face, olhos, orelhas, otites, axilas, barriga e outros membros.

Se você notar que a pele do seu animal de estimação está seca e coçando mais que o normal, procure erupções ou urticária.

Atenção aos ouvidos

Além de problemas cutâneos, as infecções nos ouvidos geralmente são relacionadas às alergias alimentares. Dentre os sinais deste tipo de infecção estão a coceira excessiva, vermelhidão ou inchaço na orelha (ou ao redor) e secreções sanguinolentas de coloração amarelada ou amarronzada.

Vômitos e diarreias

Dependendo do grau da alergia alimentar, o cãozinho também pode apresentar diarreia, cólicas intestinais e vômitos. Se o seu pet vomita frequentemente após se alimentar, ele pode ser alérgico à ração.

Alergia alimentar não é intolerância alimentar

É importante ressaltar que os termos “alergia alimentar” e “intolerância alimentar” não significam a mesma coisa.

A alergia alimentar é uma resposta do sistema imune a determinada substância (alérgeno); já a intolerância alimentar refere-se a uma série de reações adversas à base imunológica.

Diagnóstico e tratamento de alergia à ração

Se você notar que o seu cãozinho apresenta qualquer sintoma relatado neste artigo, leve-o ao veterinário, para que ele seja diagnosticado corretamente.

Para realizar o diagnóstico, o profissional coletará o sangue do seu pet e submeterá a substância a diversos testes diferentes.

No entanto, o diagnóstico de alergia à ração também pode ser percebido coma inserção e remoção da ração na dieta do cãozinho.

Se a pele do cachorro melhora com a retirada do alimento e piora quando ele é reintroduzido, a origem do problema foi descoberta.

O tratamento pode ser feito com uma dieta hipoalergênica especial, que tem o objetivo de impedir que o seu cãozinho se alimente de proteínas responsáveis pela reação alérgica.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.