Dente do cachorro quebrado: o que fazer?

Você já quebrou um dente? E aí teve que passar pelo processo de ir ao dentista e fazer a reconstrução do mesmo ou algo semelhante, certo? Mas e se isso acontece com seu cãozinho, o que deve ser feito?

Assim como nós, os cães também podem quebrar os dentes ao comer algum alimento excessivamente duro. Normalmente, nós não conseguimos ver isso no momento em que acontece, e por isso o check-up odontológico é tão importante.

Quando quebram os dentes, os cachorros podem sentir dor, e isso pode vir a comprometer a sua saúde em geral, desencadeando uma série de problemas: pela dor, não comem, e por não comerem, podem ficar fracos e magros, entre muitas outras coisas.

Dente do cachorro quebrado: o que fazer?

Foto: Reprodução/ internet

Sinais de um dente fraturado em cães

Os caninos são os dentes mais facilmente quebrados, mas isso também pode acontecer nos dentes menos visíveis, que ficam mais ao fundo da boca. Mas como o cãozinho não pode nos contar como se sente, precisamos estar constantemente atentos aos sinais emitidos por ele. Entre os sinais estão:

• Dificuldade para mastigar ou falta de apetite
  • Sangramento bucal
  • Respiração com a boca aberta
  • Inchaço na face
  • Infecções
  • Irritação em decorrência da dor

O que fazer quando o cão quebrar um dente

Se você chegar a notar que seu cão quebrou um dente ou notar qualquer um dos sinais acima, leve o seu pet ao veterinário de sua confiança. Diante de uma avaliação, o médico saberá o nível de comprometimento do dente por meio de radiografias, entre outros exames.

Em alguns casos, pode ser necessário uma intervenção cirúrgica, tratando o dente quebrado e restaurando a sua função. Isso, entretanto, vai depender do grau da fratura. Se atingir a raiz do dente, por exemplo, pode ser necessária a extração do dente ou curativos odontológicos.

Durante o processo, pode ser que o animal precise consumir alimentos mais pastosos, de acordo com orientações médicas. A medicação também deve ser seguida rigorosamente, uma vez que isso impedirá o cão de sentir dores e passar por mais incômodo.

Como evitar que a fratura aconteça?

É importante que você evite o contato de seu cão com objetos duros. É comum cães gostarem de mastigar pedras, e isso pode causar fraturas nos dentes. Esteja atento a esses objetos e pedras, tirando do alcance de seu cachorro. Mas não há muito o que fazer além disso, portanto, a avaliação constante por um médico veterinário é essencial.