Como se livrar do mau cheiro do xixi de cachorro

O que seria de nós sem nossos amados bichinhos? Eles trazem alegria, companheirismo e acima de tudo amor – muito amor. Mas eles precisam de cuidados especiais, e nós sofremos um pouco até nos adaptar com a responsabilidade e deveres de se ter um pet em casa. Um dos grandes problemas que enfrentamos é justamente o mau cheiro que fica na casa por conta do xixi, ou quando eles o fazem nos tapetes ou sofás. Então, o que fazer? Saiba que existem métodos e produtos que possibilitam a remoção desse odor característico e até do próprio xixi.

A urina dos cães tem esse odor forte por conta da excreção de sulfato de etila. É ainda mais acentuado na urina dos gatos. Mas produtos como o “Seca Xixi” transformam a urina em gel seco, que pode ser varrido, além de ter componentes aromatizantes que sobressaem o cheiro. Mas existe um método caseiro com vinagre que anula o sulfato de etila. Basta borrifar a mistura de meio copo americano de vinagre com meia garrafa de água quente no local, após ter retirado toda a urina com papel toalha.

Cuidado com a transmissão de doenças

Deve-se ter atenção redobrada ao mexer com urina ou cocô, pois estes podem transmitir várias doenças ou você pode descobrir-se alérgico a algum produto químico que utilizará no processo. Portanto, aconselha-se o uso de luvas antes de começar a remoção. É extremamente importante que você tente realizar a limpeza o mais rápido possível, pois assim evitará que as bactérias se proliferem no local, além de diminuir o risco do mau cheiro se impregnar. Isso, juntamente com o fato de que o cachorrinho pode acabar imaginando que seu sofá é um novo sanitário – caso você não limpe o xixi rápido.

Há produtos que possibilitam a remoção do odor da urina de cães

Foto: Reprodução/ internet

Passo a passo

O primeiro passo é justamente colocar algo que absorva toda a urina no lugar – como no caso do papel toalha ou o super rodo absorvente. Após esse procedimento, passe um pano com detergente e água. Depois, outro pano seco. Para finalizar, você pode utilizar alguns desinfetantes especiais, como os da marca “Coala”, ou usar antibacterianos. Se puder lavar, lave. É importante que o local fique livre de qualquer possibilidade de desenvolvimento de riscos à saúde.

O uso de aromatizantes é essencial para livrar a casa do mau cheiro, mas há métodos que também facilitam a extinção desse odor. Por exemplo, se o xixi estiver num tapete, podemos transpor esse carpete para um local arejado, para que seque mais rápido. Mas só isso não exclui a necessidade do uso de algum produto que impeça a reprodução de bactérias. Abrir as janelas também permite uma diminuição do cheiro.

Os pet shop possuem um vasto estoque de produtos especializados, inclusive, específicos para a remoção desse odor do xixi. Isso facilita a limpeza e nos livra do mal estar que é conviver com esse cheiro – o que também é, infelizmente, uma das causas de abandono do bichinho. Deve-se saber que há motivos para o cachorrinho fazer suas necessidades em algum lugar inapropriado, portanto, cabe ao dono descobrir as causas, e reeducar seu bichinho. E sabemos que essa reeducação tem que ser feita com carinho e cuidado, e caso o problema persista, deve-se procurar um veterinário, pois pode ser indício de alguma disfunção.

Tomando os devidos cuidados e usando os produtos certos, os problemas com o mau cheiro irão diminuir e assim, tanto a sua qualidade de vida como a do seu pet irão melhorar, criando um clima agradável e de harmonia. Seguindo essas dicas básicas, poderemos tirar da cabeça uma das maiores preocupações que surgem quando resolvemos ser donos de um cachorrinho, gato ou qualquer outro animalzinho.