Como medir a temperatura de meu cachorro?

Algumas doenças sérias podem surgir com a febre, como as provocadas por vírus e bactérias


Quem tem um cãozinho em casa sabe muito bem que durante a vida do pet diversos problemas de saúde podem surgir, isso porque o cão está sempre sujeito à novas experiências no seu dia a dia que podem fazer algum mal ao organismo do peludo. Um dos sintomas mais comuns que aparece no animal é a febre, e assim como nos seres humanos, ela pode ser um sinal de que alguma coisa no corpo dos cachorros não está funcionando como deveria.

De acordo com os veterinários, a temperatura dos cães é maior que a das pessoas. Por exemplo, quando o termômetro mede 39 ºC em um ser humano, esse é constatado com febre, já para um cão, esse número é considerado normal, desta forma os níveis de um pet podem variar entre 37,5 a 39 ºC. Se um cão brincou ou se exercitou bastante, a sua temperatura pode aumentar, ultrapassando os limites do normal, mas após um descanso ela deverá voltar aos níveis ideais.

Como medir a temperatura de meu cachorro?

Foto: Reprodução/ internet

Como descobrir se o cão está com febre?

Quando o cão está doente ele costuma ficar cabisbaixo e com um aspecto de triste. A vontade de brincar some e o apetite também, além da existência de olhos muito lacrimejados. Porém, a maneira mais correta e eficaz de saber se o cão está com febre é utilizando um termômetro, nos humanos ele pode ser colocado na axila, boca e ou no ânus. Nos animais, o método mais fácil é via retal, sendo assim aprenda como medir:

  • Com a ajuda de outra pessoa, deixe o cão em pé nas quatro patas. Em seguida, peça que alguém segure a cabeça do animal e tente distraí-lo, enquanto você faz o restante do procedimento;
  • Pegue o termômetro e se ele for de mercúrio balance-o até o elemento baixar para a temperatura de 35º;
  • Lubrifique a ponta do instrumento com óleo mineral ou vaselina;
  • Segure a cauda do seu animal e levante-a para ter acesso ao ânus do peludo. Insira o termômetro e deixe por três minutos;
  • Após o tempo determinado, remova o aparelho, limpe-o com um papel e veja qual temperatura o mercúrio atingiu.

Observação: Sempre limpe o instrumento de uso com álcool, para evitar a propagação de doenças.

Entendendo o que significa a temperatura do cão

Depois de medir a temperatura do pet é importante que você saiba quando é necessário levar ao veterinário. Algumas doenças sérias podem surgir com a febre, como as provocadas por vírus e bactérias, à exemplo da leishmaniose, leptospirose, parvovirose, cinomose e até mesmo a raiva. Pode ser também, uma reação do corpo a algum um ferimento infeccionado, uma dieta não balanceada etc.

O importante mesmo é levar o cão ao veterinário, pois só um especialista poderá identificar o que passa com o peludo. Por essa razão, observe na tabela a seguir quando se faz necessário a consulta no médico.

Temperatura O que significa? Preciso levar ao veterinário?
Menos de 35 °C Emergência (Aqueça o pet) Imediatamente
De 35 ° a 37 ° C Hipotermia leve Sim, no mesmo dia
37,5 °C Temperatura normal Não
38 ° C Temperatura normal  Não
38,5 ° C Temperatura normal Não
39,5 ° C Temperatura normal Não
39,5 ° C Febre leve Sim
40 ° C Febre leve Sim
40,5 ° C Febre alta Sim, no mesmo dia
41 ° C ou mais Emergência (Resfrie o pet) Imediatamente

 


Reportar erro