Como ensinar seus filhos a cuidar dos cachorros

Não há dúvidas de que as crianças adoram os animais e, não raro, insistem muito para que os pais adotem um cachorrinho de estimação. Muitos pais hesitam muito com a ideia, pois sabem que, para cuidar de um cão em casa como o animalzinho merece, é preciso ter muita responsabilidade, espaço adequado, tempo e condição financeira para a alimentação adequada, visitas ao veterinário etc.

Mas, se os pais estão conscientes, e apenas gostariam que os filhos também ajudassem na tarefa de cuidar bem do cãozinho, pode encontrar umas boas dicas neste artigo.

Ter um cachorro em casa é bom para as crianças

Ter um animalzinho de estimação em casa pode ser uma ótima experiência para as crianças, ensinando-as sobre responsabilidade, amor, respeito, amizade e cuidado com outro ser vivo. Além de se divertir da companhia do cachorrinho, o animal contribui com o desenvolvimento da criança, uma vez que estimula a socialização, fortalece o sistema imunológico e até melhora a autoestima dos pequeninos.

No entanto, é importante que os pais esclareçam, desde o princípio, que cada um deve fazer a sua parte para garantir o bem-estar do pet. Cabe aos pais conversar com os filhos sobre as suas responsabilidades em relação aos animais de estimação, decidindo quais serão as tarefas de cada um ao cuidar do cãozinho. Além de conversar sobre a parcela de responsabilidade da criança, os pais também devem se certificar de que as tarefas concedidas ao filho são apropriadas para a idade dele.

Foto de bebê com cachorro

Foto: Depositphotos

Tarefas de acordo com a idade da criança

Uma dica para os pais é que eles façam um quadro com os cuidados com os animais, explicando claramente as tarefas de seus filhos. Sempre que a criança cuidar de uma tarefa, sinalize de alguma maneira. Além de conversar sobre as responsabilidades relacionadas com os animais de estimação, é importante que os pais também ensinem às crianças os benefícios de tê-los como companheiros em casa.

Confira a seguir algumas tarefas com o pet de acordo com a idade de criança:

Até os 2 anos de idade

Até os 2 anos de idade da criança, é o momento de contato com o animal. Os pais devem estimular a aproximação, a carinho e a confiança. Contudo, deve-se atentar para alguns cuidados de higiene em relação à criança ter contato com as fezes e/ou urina do animal, por exemplo.

Dos 3 aos 5 anos de idade

Durante esta fase, recomenda-se que os pais tenham uma conversa com os filhos, explicando-lhes a importância de cada um fazer a sua parte para que o animalzinho de estimação esteja sempre bem. Responsabilidades como escovar o cachorro ou trocar a água do cão já podem ser compartilhadas com as crianças.

A partir dos 6 anos de idade

A partir desta idade, a criança já está mais amadurecida para cuidar de um animal. Por volta dos 9 anos, ela aceita mais facilmente os pedidos dos adultos e pode começar a passear com o cão na guia, além de ensinar alguns comandos ao animal.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.