As plantas que fazem bem para os cachorros

Você já deve ter tomado um chazinho para aliviar algum sintoma incômodo, não é mesmo? Devido às suas propriedades, muitas plantas medicinais são utilizadas para tratar diversos problemas de saúde. Mas você sabia que os benefícios das plantas também podem ser aproveitados por animais de estimação?

Algumas plantas atraem naturalmente a atenção de animais como cachorros e gatos, podendo ser utilizadas para tratar sintomas de alergias, problemas no estômago e até como repelentes de pulgas.

Neste artigo, saiba quais são as plantas que fazem bem para os cães.

Plantas que fazem bem para os cães

Existem algumas plantas que são benéficas para a saúde dos cães e que podem ser cultivadas no quintal de casa ou plantadas em pequenos vasos. Confira a seguir:

Gramíneas

Você já viu o seu cãozinho comendo grama? Não precisa se assustar e levar o seu amigo canino correndo para o veterinário. Os cães realmente adoram comer grama! Qualquer tipo de grama, como as pontas ou partes dos brotos de qualquer espécie, especialmente as do gênero cynodon, pode ser ingerido pelos cachorros. As gramíneas auxiliam na cura de qualquer tipo de mal estar intestinal e ainda distraem o seu pet quando ele está entediado.

No entanto, o tutor deve ficar atento e não permitir que o seu animal de estimação coma grama em qualquer lugar, pois ela pode estar contaminada com pesticidas, agrotóxicos e outros venenos que podem causar graves intoxicações.

Para quem tem um quintal em casa, a dica é separar um espaço para plantar gramíneas. Lembre-se que este tipo de planta se desenvolve bem em áreas com bastante sol e solos bem adubados.

As plantas que fazem bem para os cachorros

Valeriana (valeriana officinalis)

Desde a antiguidade, a valeriana (também conhecida como “erva de gato”) é uma planta bastante utilizada devido às suas propriedades que combatem a insônia. De odor agradável e flores brancas, esta planta age como um tipo de tranquilizante e produz um efeito parecido nos cães, deixando os animais mais tranquilos e calmos após o seu consumo.

É importante ressaltar que o óleo essencial ou o extrato de valeriana, que são comercializados em farmácias, nunca devem ser ingeridos pelos animais de estimação, já que podem provocar graves intoxicações.

Plantas com cheirinho bom

Plantas que cheiram bem, como a camomila, o alecrim, a lavanda e a citronela, são ótimas opções para se ter no jardim de casa. Elas funcionam como repelentes naturais, mantendo os mosquitos, pulgas e carrapatos bem longe do seu melhor amigo canino.

A citronela também tem o poder de repelir o inseto responsável pela transmissão da Leishmaniose Visceral Canina e pode ser usada como auxiliar na prevenção.

É importante ressaltar que, quando o carrapato ou a pulga já estão no seu pet, não adianta esfregar as plantas nele! Neste caso, apenas um remédio específico recomendado pelo médico veterinário poderá resolver o problema.

Plantas para evitar

Se, por um lado, existem as plantas que fazem bem aos cães, por outro, encontramos aquelas que podem ser muito tóxicas para estes animais.

Muitas plantas podem ser extremamente prejudiciais para a saúde do seu cão, incluindo duas que são muito comuns nos jardins de casas: a Espada de São Jorge e Comigo Ninguém Pode.

Outras plantas que devem ser mantidas longe dos cães são o lírio, o jasmim e a arruda.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.