A importância da escovação dos pelos dos cães

A escovação nos cães é tão importante quanto o banho


Ter um animal de estimação requer amor, paciência e muito tempo. É preciso ensinar o certo e errado, dar atenção a fim de retribuir o amor e o carinho que recebemos deles, passear, alimentar e cuidar da saúde e do bem estar do pet. Dentre os cuidados, estão levar ao veterinário, dar banho e até escovar o pelo do cão. Pois bem, é isso mesmo! A escovação nos cães é tão importante quanto o banho, pois assim é possível prevenir o surgimento de nós que podem incomodar ou mesmo ferir os bichinhos.

Apesar da grande importância que essa prática possui, nem todos os tutores fazem a escovação e quando fazem, nem sempre é da maneira correta ou com o material ideal. Por essa razão, separamos algumas dicas para você fazer da escovação um momento de relaxamento e até de diversão para os cães.

Porque é tão importante escovar os pelos do cão?

Os cães estão sempre com pelos novos nascendo e perdendo os antigos. Alguns desses caem sujando a casa ou outros lugares por onde o cão passa, enquanto uma outra porção fica no corpo do pet, e por isso podem causar nós que podem ferir o animal e/ou até mesmo podem ser ingeridos pelos próprios cães quando eles se lambem. Por essas razões, é importante a escovação, prevenindo dores de cabeça para os tutores e problemas na saúde do cão.

A importância da escovação dos pelos dos cães

Foto: Reprodução/ internet

Além disso, se ao nosso amiguinho de quatro patas é apresentado a escovação desde cedo e essa prática é realizada da maneira correta, então será um momento muito prazeroso e relaxante para o cão. Pois assemelha-se a uma forma de carinho e é um tempinho extra que o pet pode desfrutar da companhia dos papais ou mamães humanos.

Dicas de como fazer uma boa escovação

  • O pelo do animal: É preciso, antes de tudo, entender qual é o tipo de pelo do seu cachorro. Existem raças que possuem a pelagem grossa e com fios duplicados, enquanto que há outras que têm como característica o pelo mais liso. Cães sem raça definida, os famosos vira-latas, que tendem a ter todo tipo de pelagem, seja curta, comprida, grossa, fina, entre outras. Sendo assim, identifique o tipo de pelo do cão.
  • Escova: Identificada a pelagem do cão, é hora de comprar a escova ideal para esse tipo de pelo. Sim, existem escovas que servem para determinados cães e para outros não. Alguns exemplos de escovas são, a rasqueadeira, indicada para remover bolas de pelos e os que ficam soltos no corpo do cão;  rasqueadeira de sub-pelo, para cães que têm muito pelo; desembaraçador, que como o próprio nome diz, desembaraçar os pelos; escova de pinos, serve para pentear as pelagens média e dura; pente, no caso de cães com a pele sensível; e a luva rasqueadeira, que deve ser usada apenas em cães de pelos curtos;
  • Modo de escovar: O indicado é pentear os pelos do cão no sentindo em que eles nascem. Sempre de baixo para cima. Seja firme quando houver nós, mas no geral passe a escova com calma para não ferir o bichinho e nem deixar os fios quebradiços. Se por acaso o nó não esteja saindo, aplique loções de desembaraçador de pelos, eles podem ser encontrados em lojas especializadas. Além disso, lembre-se de que é para escovar o pelo do cão e não a pele, por isso muito cuidado;
  • Ambiente para escovação: Nem todos os pelos que estavam soltos no corpo do cão vão ser fisgados pela escova alguns vão sair no chão, por essa razão, quando for escovar o pet opte por ambientes abertos ou use toalhas no chão, evitando assim sujeira em casa ou até mesmo crises em pessoas alérgicas;
  • Momento alegre: Quando for escovar fique no mesmo plano que o cão, para que vocês fiquem próximos. Aproveite para conversar com seu melhor amigo de quatro patas, faça carinho e, ao final, presenteie o seu cachorro com algum prêmio, que podem ser petiscos ou até brinquedos novos;
  • Período de escovação: Passe aproximadamente 10 minutos escovando o pelo do cão, tomando os devidos cuidados com as regiões mais sensíveis como o rosto e as orelhas. Cães que possuem pelo curto devem ser escovados uma vez na semana, já os que possuem pelo grande devem receber escovação de três a quatro vezes por semana.


Reportar erro