8 ideias criativas para dar remédios aos cachorros

Se, um dia, você já teve que medicar o seu cachorro, sabe que esta não muito tarefa muito fácil de ser realizada. Seja na forma de comprimido ou em líquido, alguns cães são ótimos na arte de não tomar os remédios. Muitos cães já saem correndo apenas ao avistar uma caixinha de remédio.

Como proceder então? Existem algumas ideias criativas que podem ajudar os tutores na tarefa de medicar o bichinho de estimação.

Ideias criativas para dar remédios aos cães

8 ideias criativas para dar remédios aos cachorros

Foto: Reprodução/ internet

Confira a seguir uma lista de 8 ideias criativas para conseguir dar remédios ao seu melhor amigo canino:

Comida deliciosa com cheiro forte

Comidas fortes disfarçam o cheiro do medicamento.

Esconder um comprimido ou o líquido em um alimento com cheiro forte e gostoso pode funcionar. Por exemplo, o cheiro de peixe enlatado, como salmão, pode encobrir o cheiro do remédio.

Usar a competição

Os cães comem mais rápido na presença de outros.

Se você tiver mais de um cão em sua casa, pode fazer alguns jogos de competição. Pegue um monte de aperitivos macios, esconda o comprimido em um e coloque tudo junto em uma mão. Na outra mão, coloque alguns aperitivos para os outros cachorros.

Em seguida, ofereça os aperitivos (com o remédio) ao cão que precisa ser medicado. Isto pode funcionar porque a maioria dos cães comem mais rápido na presença de outros.

‘Falsifique’

Coloque o remédio na comida macia do cãozinho.

Faça ou compre alguns grandes aperitivos macios para o seu cão, e coloque o remédio dentro. Ofereça ao seu animal de estimação de maneira aleatória, sendo que um deles contém o medicamento.

Transforme em um jogo

O seu cão buscará o aperitivo lançado.

Usando o mesmo tipo de guloseima da dica anterior, jogue com o seu cãozinho: lance o aperitivo e então ele terá que ir buscar. Ofereça-lhe um par e depois jogue aquele com o remédio. Como é um jogo que demanda velocidade, o cão comerá rápido – sem perceber o medicamento – para pegar os próximos aperitivos.

Adicionar uma cápsula

Cápsulas podem despistar o gosto forte do remédio.

Determinados remédios possuem um gosto bastante amargo, o que dificulta ainda mais para que os cães possam ingeri-los. Você pode ajudar a despistar o gosto forte, por meio da compra de cápsulas vazias de gel para colocá-los dentro.

Faça-os pensar que eles perceberam o truque

O cãozinho acha que sabe o que você está aprontando!

Quando o tutor está preparando o aperitivo, o cãozinho pode olhá-lo com cara de “eu já sei o que você fazendo!” Prepare o aperitivo com remédio (como uma almôndega, exemplo) e mantenha na geladeira. Em seguida, obtenha uma quando for a hora de medicar o cão, e também pegue um pouco da sua própria comida.

Finja que está preparando a sua própria refeição e deixe cair o aperitivo (com o remédio) do seu bichinho de estimação no chão.

Esperar até ele se distrair

Aproveite os momentos de distração do cãozinho!

Um bom momento para tentar dar remédio ao seu cão é quando ele estiver prestando atenção em outra coisa – durante uma caminhada ou um passeio de carro, por exemplo.

Colocar nas patas do cão

Os cães não gostam de nada incomodando nas patas!

No caso de um medicamento líquido ou em pó, tente misturá-lo com algo como manteiga de amendoim (ou algo que ele goste muito) e, em seguida, coloque nas patas dianteiras. O cão naturalmente irá lambê-las.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.