Recomendações básicas para manter as unhas do seu dog saudáveis

As patinhas dos cães devem estar sempre saudáveis, pois são essenciais para que os animais possam viver bem, passeando, pulando e brincando por aí. No entanto, nem todos os tutores dão a atenção necessária a esta região que pode apresentar uma série de problemas.

Cortar as unhas dos cachorros frequentemente, por exemplo, é uma ação fundamental para manter a boa saúde dos pets.

Veja as principais recomendações para manter a saúde das unhas do seu pet

Você sabia que manter as unhas do seu pet longas demais pode causar não apenas machucados nas patas, mas danos em todo o seu corpo? Confira a seguir uma lista de recomendações básicas para manter as unhas do seu cachorro saudáveis:

Manter as unhas do cãozinho cortadas

As unhas que não são cortadas frequentemente podem partir, sangrar ou até crescer para dentro das patas dos cães, causando desconforto, dor e outros problemas aos animais. Com a mobilidade prejudicada, o cãozinho começa a se movimentar com uma angulação errada, o que provoca danos em todo o seu corpo.

Com as unhas compridas demais, o cão pode machucar-se ao se coçar e sangrar ao andar muito, além de ser perigoso para as crianças. Se você está ouvindo um “clique-clique” quando o seu cachorro caminha sobre superfícies rígidas, saiba que chegou o momento de cortar as unhas do seu pet.

Imagem de tutor cortando unha de cão

Foto: Depositphotos

Tosas higiênicas periódicas

Outra recomendação para manter as unhas do seu pet saudáveis é a realização das tosas higiênicas periódicas na região. A remoção da pelagem em excesso é necessária para evitar acidentes com escorregões devido às pisadas nos pelos compridos.

Observe o seu cachorro

Caso você note que o seu cãozinho está mordendo e lambendo as patinhas constantemente, é importante levar o seu animal de estimação ao veterinário, pois estes são os principais sintomas de que há algum problema na região.

Cuidados com os coxins

Os coxins – as almofadinhas localizadas na sola das patas – estão em contato direto e constante com diversas superfícies e, por isto, também merecem cuidado especial. Os tutores devem ficar atentos nos lugares em que o seu cachorro irá caminhar, pois, dependendo do tipo de piso, será necessário algum tipo de proteção.

Cortar as unhas desde cedo

É importante que o cão seja habituado ao ato de lhe cortarem as unhas desde cedo. Sente-se com o seu pet no chão e utilize apenas cortadores de unha feitos para animais.

Se não você mesmo não conseguir cortar a unha do seu pet, leve-o ao veterinário.