Veja como ensinar o cão a andar junto

Na natureza, os cães costumam caminhar de oito a 12 horas por dia acompanhando seu líder. Eles precisam andar para encontrar alimento e água, para voltar a um lugar seguro e também para brincar entre eles. Em todas essas atividades, há um gasto de energia para o peludo, o que é para ele uma forma saudável de viver a vida.

Sabendo das condições e dos instintos naturais dos animais, fica claro a importância de um passeio durante o dia para o seu peludo. Mesmo que você tenha uma casa grande ou o pet viva em um ambiente aberto, sair com o tutor para o parque é saudável não só para a parte física do cãozinho, mas também psicologicamente falando. Entretanto, muitos tutores enfrentam problemas para controlar os cães que puxam a coleira, travam no meio da rua e tornam o ato de passear em um momento não divertido.

Aprendendo a ensinar o cachorro a passear junto

O primeiro passo para ter uma tarde de passeio tranquila e divertida ao lado de seu pet, é escolher a coleira certa para ele. No mercado existem diversos modelos, como a básica, peitoral, headcollar e enforcadores. Estas últimas são as menos indicadas, haja vista que podem machucar o animal. Ao contrários dos tipos de enforcadores, os outro três exemplos são bem aceitos pela maioria dos cães.

Após selecionar qual a melhor opção de coleira, decida também qual a guia ideal. Na maioria dos casos, é essencial que ela tenha um tamanho de médio para grande, possibilitando que o animal continue próximo ao dono, mas que isso não o impeça de explorar o ambiente. Ao escolher a guia, coloque-a no peludo e saia para ensiná-lo a se comportar.

Veja como ensinar o cão a andar junto

Foto: Pixabay

Quando as relações de comando não estão bem esclarecidas para o cão, ele pode se sentir como se fosse o líder. Consequentemente, vai querer ir na posição de frente, puxar a guia para chegar onde deseja e pode emperrar em um local por birra. Assim, se faz necessário você ensiná-lo quem é o verdadeiro líder entre vocês dois, ele precisa entender que deve lhe obedecer.

Como fazer o cachorro ir na direção que eu quero?

Comece ensinando ao cão que ele deve andar sempre de um lado só. A maioria dos treinadores trabalha com o lado esquerdo, mas isso vai depender da sua preferência, o importante mesmo é que o animal sempre ande do mesmo lado. Para conseguir êxito nessa primeira etapa, o tutor deve parar de trocar de lado para facilitar o passeio, guie o cão a ele mesmo fazer isso. Quando o pet conseguir, proporcione carinho, elogios ou petiscos para ele.

Depois, ao longo do passeio, é a vez de adicionar alguns comandos importantes: não e junto. Você não precisar tomar a frente do animal, para ser o líder, você precisa controlá-lo. O “não” deve ser dito firme e usado junto a uma puxada de alerta sempre que o cão começar a forçar o passeio. O “junto”, por sua vez, precisa ser falado logo depois do não e seguido de novas passadas, sempre com o pet ao lado.

Vale ressaltar, quando o cachorro cumprir com o que lhe foi pedido, para que se faça um elogio e recompense a boa atitude. Muitas vezes, o dono só reclama, e isso não é uma boa forma de estimular o seu melhor amigo de quatro patas.