Raças de cachorros que lidam bem com a solidão

Quer ter um cão, mas trabalha o dia todo fora? Confira os cuidados necessários e saiba quais raças de cachorro lidam melhor com a solidão.


Muitas pessoas têm vontade de ter um cachorrinho em casa, seja para fazer companhia, agradar aos filhos, atuar como cão de guarda ou simplesmente para não estar sozinho. Mas aí entra uma questão: um cachorro? Será que ele não vai se sentir solitário?

Meu cão está infeliz?

Normalmente, na correria diária, as pessoas não podem mais dispor de muito tempo para dar atenção aos pets, passando o dia todo fora de casa e, como todo mundo já sabe, nenhum cachorro fica totalmente feliz quando está sozinho, pois os cães são extremamente sociáveis e, desde os primórdios, vivem em matilhas.

Embora o cão pareça, com suas atitudes, estar adaptado à ambientes pequenos como apartamentos e tenha se tornado cada vez mais urbano, é um fato: ele vai sofrer com a falta de liberdade. Assim como as pessoas, os cães também sofrem de problemas psicológicos como a depressão e a ansiedade, por exemplo. Por isso, sempre analise bem a situação antes de deixar o seu cão sozinho durante o dia.

Raças de cachorros que lidam bem com a solidão

Foto: Pixabay

Deixar ou não deixar o cão sozinho, eis a questão!

Esclarecendo: cães não foram feitos para ficar sozinhos. A prática, inclusive, é bastante questionável por especialistas. Algumas raças, no entanto, podem lidar um pouco melhor com esse problema da solidão durante o dia. Mas lembre-se: você deve dar atenção ao cão quando chegar em casa, mesmo que ele lide melhor do que outros com ambientes solitários, certo?

É importante analisar a raça, pois alguns cães são extremamente apegados ao dono, podendo, quando ficam sozinhos durante longos períodos, desenvolver problemas quanto à separação e à solidão. A maioria dos buldogues, por exemplo, não lida bem com a solidão, os tornando extremamente destrutivos, fazendo estragos na casa como danificar sapatos, móveis e até mesmo as paredes!

Isso varia devido à personalidade, não somente relacionada ao apego com o dono, mas também quanto à obediência, adaptabilidade e energia que o cão possui. Mas é claro que, no processo, o cuidado e a atenção dos donos quanto ao problema terão um papel fundamental nessa adaptação e na redução da ansiedade.

Raças de cães com perfil independente

Quando falamos em “raças de cães que lidam bem com a solidão”, estamos falando mais em algo como “cães com personalidade mais independente”, pois como citamos anteriormente, nenhum cachorro vai ficar completamente feliz sozinho o dia todo.

É importante que o cachorro fique acostumado a estar sozinho desde cedo, para que não haja um choque ou uma síndrome da ansiedade de separação.

Entre as raças de pequeno porte que são mais independentes, podemos citar o lhasa apso, shih tzu, basenji, já de porte médio, o schnauzer, cão de crista chinês, basset hound e o shiba inu, enquanto que de porte grande podemos citar o akita, husky siberiano, chow chow, sharpei e samoieda.

Cães para apartamento

Como citado anteriormente, algumas raças aceitam melhor o tempo que irão passar sozinhas. Mas quais raças podem ser deixadas em apartamentos?

As citadas acima, podem ser deixadas em apartamentos durante o dia, com a clara indicação de que devem receber muita atenção quando o dono retornar ao ambiente.

Cão de crista chinês

O cão conhecido como crista chinês tolera ficar mais tempo sozinho em casa, pois tem um temperamento extrovertido, e dificilmente se abate. Mas atenção: o seu nível de energia é bastante alto e, portanto, deve ser levado para passear e receber atenção em brincadeiras diárias quando o dono estiver em casa, caso contrário o cachorro dessa raça pode se tornar bastante “arteiro”.

Schnauzer

Assim como o mini-schnauzer, o cão dessa raça tem um alto nível de obediência e adestrabilidade, passando a ser, quando treinado, facilmente acostumado a passar períodos sozinho. Ele é bastante inteligente e temperamental, conseguindo reagir bem quando longe do dono. Porém, ele é bastante apegado ao dono, e deve receber muitos afagos, carinhos, brincadeiras e passeios com o retorno de seu dono.

Shih Tzu

Por fim, outra raça indicada para quem quer ter cães em casa mesmo estando ausente durante o dia todo, é o shih tzu. Este, apesar de amar colo e companhia de seus donos, tem um temperamento meigo e dócil, além de ser bastante obediente, o que facilita o treinamento para deixá-los sozinhos.

Vou deixar meu cão sozinho, quais cuidados devo tomar?

É importante ressaltar que os donos precisam estar atentos ao tempo que vão deixar o cão sozinho devido às necessidades de alimentação e socialização, além das fisiológicas.

Para minimizar os efeitos causados pela solidão no pet, é importante observar as condições do ambiente em que ele será deixado, além de, é claro, o tempo.

  • Procure colocar o cão em uma área restrita para que não entre em contato com nada que seja perigoso para ele ou de valor para você. Mas atenção: essa área não deve ser muito pequena.
  • Deixe nesse ambiente brinquedos para que ele se divirta e não se sinta entediado. Prepare abrigo para o frio e sol, e mantenha o local preparado para recebê-lo. E lembre-se sempre de colocar água fresca antes de sair de casa.


Reportar erro