Problemas mais comuns no comportamento dos cães

É muito comum encontrarmos donos de cães reclamando do mal comportamento de seus pets. Isso, inclusive, pode acontecer em cães que fizeram adestramento, pois estes, apesar de ouvintes e experientes, podem passar por problemas que não podem ser resolvidos com comandos básicos.

Alguns problemas como devorar sapatos, escavar o quintal e latir excessivamente podem acontecer mesmo com cães em treinamento, mas não precisa ficar frustrado ou se lamentar, muito menos se desfazer do cão por causa disso, ok?

Problemas mais comuns no comportamento dos cães

Os problemas mais comuns e como lidar com eles

Cavar

O cão que está escavando grandes buracos no quintal pode estar fazendo isso por algumas razões: tédio, para enterrar objetos, ou ainda para fugir, seguir um cheiro ou cavar um tipo de toca para si mesmos. Se ele está enterrando coisas, basta que você não o deixe com brinquedos ou alimentos do lado de fora da casa, e para evitar que fuja, coloque pedras ao longo da cerca. Para impedir a caça aos cheiros, você pode plantar cedro em algumas áreas para distrair seu olfato. Se o caso for tédio, é preciso que você dê mais atenção ao seu cão. Uma forma de acabar com o problema, também, é enterrando no mesmo buraco que ele cavou o cocô dele. Quando ele cavar novamente e encontrar as fezes, desistirá de continuar.

Latir demais

O latido excessivo não apenas incomoda aos donos, mas também aos vizinhos. Os latidos devem ser diferenciados, no entanto, entre alerta e os latidos excessivos. O ato de latir é natural dos cães, e eles o fazem como forma de alertar as pessoas sobre um determinado perigo. Além disso, seus latidos podem ser causados por outros sons, mas se o latido é em períodos muito extensos, é preciso tomar uma atitude.

Normalmente as broncas, dadas com a voz rouca, firme e sem gritos, funciona com o tempo. Procure habituar o seu cão com os sons que o fazem latir. Por exemplo, se ele late para a campainha, grave o som e gradativamente acostume-o com o barulho, fazendo com que esteja ganhando muito carinho neste momento.

Mastigar objetos

Pode ser que o cão esteja entediado, ou se é muito bebê, pode ser que esteja com coceiras nas gengivas, da mesma forma como acontece com as crianças. Você deve dar brinquedos para ele, que ele possa realmente mastigar. Além disso, procure tirar de sua altura tudo aquilo que ele possa destruir e pulverize os itens com um repelente de cães. Os brinquedos ajudam muito, principalmente quando você cai sai de casa e seu cão provavelmente ficará entediado.

Ciúmes de bebês ou outros cães

O ciúme é um problema muito sério e que pode se tornar perigoso. Se você está com um novo filhote ou teve um bebê, é preciso que você deixe o seu cão sentir o cheiro do novo integrante da família, e que sempre que este estiver presente, agrade o cão com carinhos, petiscos, entre outras coisas que ele gosta, associando a presença do novo cãozinho ou do bebê com coisas boas.

Pular nas pessoas

Os cães normalmente pulam nas pessoas para chamar atenção, saudar alguém – quando elas estão entrando – ou para demonstrar que está no comando. Se você deseja acabar com isso, use o comando “sai” com a voz firme. Em seguida, gentilmente afaste-o de você. Recompense-o sempre que ele se comportar. Se ele pula em outras pessoas, afaste-o da porta sempre que os convidados cheguem, ou então espirre água no cão. Isso fará com que ele associe o pulo com coisas desagradáveis.