Por que os cães olham para o dono quando vão fazer cocô?

Quem tem um cachorro em casa já deve ter percebido que o momento de o bichinho de estimação fazer cocô pode ser bem estranho e desconfortável. Em algumas raças, é comum que os cães olhem para o dono quando precisam “se aliviar”, mas por que será que isso acontece?

A hora de fazer cocô dos cães virou um estudo científico cujo resultado foi publicado no jornal Hormones and Behavior. Neste artigo, conheça as possíveis explicações para este comportamento canino.

Possíveis explicações

Todos os donos de cães devem se perguntar por que os bichinhos de estimação olham para eles no momento de fazer cocô. A boa notícia é que ciência tem algumas explicações para esse comportamento canino.

De acordo com o artigo publicado, a primeira das possíveis explicações é de que o cão acha que o dono é a mãe dele. Tal explicação deu-se a partir das respostas psicológicas dos animais no momento de fazer defecar.

Por que os cães olham para o dono quando vão fazer cocô?

Foto: Reprodução/ internet

Ainda existe a hipótese de que o cachorro olha para o seu dono na hora de fazer cocô por estar buscando uma recompensa. Os cachorros se lembram de que foram treinados para não fazer cocô dentro de casa e, ao olhar para o dono, estariam em busca de uma recompensa pela escolha do lugar adequado para fazer as suas “necessidades”. Desta maneira, o cãozinho tenta reforçar que está agindo de maneira correta.

De acordo com os estudiosos de tal comportamento canino, esse olhar para o dono pode ser como um pedido de apoio moral. Isto ocorre porque o animal de estimação pode estar desconfortável por não estar fazendo cocô no lugar em que está acostumado e está vendo se você aprova (lembre-se que você é visto como líder) o local que ele escolheu.

Qual é a melhor explicação?

A última possível explicação afirma que o olhar do cachorro para o dono pode ser uma herança do comportamento dos ancestrais dele, os lobos, que se sentiam desprotegidos no momento de fazer cocô. Desta maneira, ao olhar para o dono, que é uma autoridade para o cão, o animal de estimação pode estar querendo se certificar de que está seguro no momento de fazer as suas necessidades.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.