Por que alguns cachorros dormem tanto?

Seu cão é daqueles que o tempo que não estiver dormindo, está com sono? Será que é normal um cachorro sentir sempre tanto sono?

Seu cão é daqueles que o tempo que não está dormindo, está com sono? Será que é normal um cachorro se sentir tão cansado e ter tanta disposição para dormir por tantas horas?

Apesar de organismos tão diferentes, muitas coisas entre os humanos e cachorros se assemelham. Uma delas é que cada um tem necessidades e características próprias. Existem cães que são mais preguiçosos, outros mais ativos, os mais carinhosos, os mais sérios…

Então, se o tutor estiver preocupado com o sono do cão baseando-se no descanso de outro cachorro, saiba que isso não servirá de parâmetro para indicar qualquer anormalidade.

Por que alguns cachorros dormem tanto?

Foto: Pixabay

O sono do cão

A disposição para correr e brincar é igual a de dormir: isso irá depender muito da raça e da idade do cachorro. Os cães mais velhos apreciam muito uma boa soneca junto ao seu precioso banho de sol.

Os mais novos têm mais disposição e energia para gastar, dificilmente vão se contentar em passar tantas horas na inércia.

Mas atenção para o tempo que essa indisposição dura e se ela ataca aos mais novos, pois isso pode ser um presságio de alguma doença: a insuficiência cardíaca, por exemplo.

Uma das características dela é querer poupar e economizar energia, já que o coração não consegue mais bombear sangue suficiente para o organismo.

Outra coisa que muito sono e indisposição podem indicar é um inicio de depressão. Os cães demoram muito a se habituarem com mudanças na rotina.

As vezes não estão confortáveis e não se sentem à vontade em um determinado ambiente. Ou até mesmo a presença de um novo animal pode estar deixando-o extremamente irritado e frustrado.

Quantas horar um cachorro deve dormir?

É difícil dizer quanto tempo é ideal para o cachorro dormir, porque isso depende muito da raça, porte e idade. Mas, no geral, durante seus primeiros meses eles chegam a dormir até 20 horas por dia.

Os adultos descansam cerca de 12 horas por dia, mas não necessariamente de forma contínua. Muitos “repartem” essas horas ao decorrer do dia.