Pesquisa mostra que o cão boceja na frente de quem ama

Segundo estudo produzido pela Universidade de Tóquio, a capacidade de responder estímulos não é só uma característica humana, mas também canina


Com certeza você já deve ter bocejado depois de ter visto alguém fazendo o mesmo, não é verdade? Essa relação é chamada de empatia, e diz respeito à nossa capacidade de corresponder aos estímulos dos outros, nos colocando no lugar deles. Porém, de acordo com um estudo produzido pela Universidade de Tóquio, essa aptidão não é só uma característica humana, mas também de outros animais, à exemplo dos cães.

Para os autores do estudo, a explicação para esse fenômeno se dá através da relação criada entre os cachorros e seus tutores. “Desde que os cães são extraordinariamente hábeis em ler os sinais sociais e comunicativos humanos, há o potencial que os cães também podem ter desenvolvido a capacidade de empatia para com os seres humanos, e, assim, ser capaz de capturar os bocejos humanos”, explica no texto da pesquisa.

Afinal, por que os caninos bocejam?

Pesquisa mostra que o cão boceja na frente de quem ama

Foto: Reprodução/ internet

O ato de bocejar é algo natural, que ocorre até com o bebê ainda dentro da barriga da mãe. Apesar disso, ainda não há explicações científicas mais profundas do que acarretaria o bocejo, nem no caso dos caninos e nem nos humanos, bem como o porquê dele ser contagioso. Porém, existem algumas teorias que tentam explicar essa ação, elaboradas levando em consideração as sensações provocadas no final do bocejo. Por exemplo:

  1. Acorda as pessoas, prevenindo assim o sono;
  2. Muda a energia da mente da do corpo;
  3. Estimula a oxigenação;
  4. Tranquiliza;
  5. Controla a temperatura do cérebro;
  6. Impulsiona partes do cérebro relacionadas à empatia, comunicação e compaixão.

Resultados do estudo

Os cães usam o bocejo como uma forma de se tranquilizar em momentos de tensão ou medo. E você pode usar isso à seu favor também, basta tentar fazê-lo boceja quanto ele estiver nervoso, muito agitado ou estressado. Já para o estudo feito pela universidade, os cães bocejam respondendo aos estímulos de pessoas que eles amam. Em outras palavras, se o cão vê você bocejando e logo em seguida boceja também, isso é um sinal que ele ama você.

Na pesquisa, os cães bocejaram com mais frequência na frente dos seus donos do que na presença de estranhos.

Faça o teste do bocejo

  • Chame o cão pelo nome e leve-o até um ambiente tranquilo, onde ele possa relaxar. Você também precisa estar calmo;
  • Sente na frente do pet e boceje da maneira mais verdadeira que você conseguir e continue fazendo uma sequência de bocejos. Inclusive, faça barulhos ao bocejar, isso pode ser um estímulo a mais para o cão;
  • Espere até cinco minutos, se ele também bocejar é um sinal de que ele se sente confortável na sua presença, responde a seus estímulos e o melhor sente empatia por você. Mas caso o cão não boceje, não se preocupe. Repita a ação, talvez ele não estivesse tão concentrado ao teste.


Reportar erro