Pesquisa aponta que quem não tem um pet, quer ter

De acordo com dados coletados e divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 65 milhões de domicílios do país, 44,3% abrigam pelo menos um cachorro, e 17,7% pelo menos um gato.

Se você conhece pessoas que não possuem um animal de estimação em casa, é muito provável que eles nutram o desejo de ter um pet.

Pelo menos é o que mostra um estudo que analisou o perfil dos brasileiros que possuem animal de estimação e que buscou compreender quais são as barreiras para quem deseja ter cachorrinho (ou gatinho) em casa.

Pesquisa aponta que quem não tem um pet, quer ter

Como a pesquisa foi realizada?

Uma pesquisa do Ibope Inteligência, realizada em parceria com o Centro de Pesquisa Waltham®, autoridade científica em bem-estar e nutrição de pets, e o professor Dr. Ricardo Dias, docente da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP), buscaram analisar o perfil dos brasileiros que têm animal de estimação (cães e gatos) e entender quais são as barreiras existentes para as pessoas que desejam ter um pet.

O resultado foi surpreendente: todos os entrevistados que não possuem um animalzinho de estimação, têm interesse em criar algum pet. 90% dos entrevistados desejavam ter um cão e 20% um gato.

De acordo com os dados coletados no estudo, 47% dos entrevistados que não possuem pets são casados, 25% moram com filhos de até 9 anos, 57% moram em apartamento e 94% já tiveram um animal de estimação antes.

O estudo foi dividido em duas etapas: a qualitativa foi realizada com 13 grupos de discussão em São Paulo, Recife e Porto Alegre.

Os entrevistados eram homens e mulheres a partir de 25 anos, divididos em três grupos: tutores de cães, tutores de gatos e pessoas sem animal de estimação no lar.

A etapa quantitativa da pesquisa contou com 900 entrevistados, sendo 300 donos de cães, 300 donos de gatos e 300 pessoas sem animais de estimação em casa, mas que tinham a intenção de ter.

As entrevistas foram realizadas com homens e mulheres a partir de 25 anos de idade, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Salvador e Distrito Federal.

Mas por que eles não têm um pet?

Confira a seguir quais foram as barreiras mencionadas pelos participantes do estudo:

– 30% afirmaram que, quando estão no trabalho, não têm ninguém em casa para cuidar do animal;

– 27% afirmaram não ter as condições adequadas para cuidar do pet como gostariam;

– 18% afirmaram ser muito difícil achar alguém que possa cuidar do animal em caso de necessidade;

– 16% afirmaram que os pets são muito caros para se manter (alimentação, vacinas, idas ao veterinário etc.);

– 9% afirmaram que ter um animal de estimação em casa representa um compromisso total por muitos anos.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.