O cachorro do vizinho late muito; saiba o que fazer

O cachorro do vizinho não para de latir? A situação incomoda muito não só a você, mas toda a vizinhança? Quando os latidos do cão de um vizinho incomodam tanto a ponto de fazer com que você procure uma saída, isto significa que realmente chegou o momento de tomar algumas atitudes legais.

Geralmente, o jeito mais rápido e eficaz para acabar com a situação é conversar pessoalmente com o vizinho para que possam encontrar uma solução para o problema.

A qualidade de vida do cachorro

Infelizmente, muitas pessoas ainda acham que um pote de água e um pouco de ração deixarão o animal tranquilo durante o dia inteiro. Mas isto não é suficiente. Além da alimentação, os cães também precisam de locais adequados, com proteção contra chuva, sol e frio, companhia, atenção e espaço. Vivendo desta maneira, os cachorros têm o comportamento de latir excessivamente, o que é uma mistura de medo, raiva e depressão.

O cachorro age através de seu instinto, sem saber que está atrapalhando as pessoas. Existem atitudes legais que podem ser tomadas quando o incômodo é muito grande, sendo que, primeiramente, a melhor maneira de tentar resolver a situação é procurar verificar as condições de vida do animal. Caso seja comprovado que o animal é criado em más condições, que o prejudique, o agressor pode ser denunciado com base na Lei dos Crimes Ambientais.

O que fazer quando o cão do vizinho late muito

O cachorro do vizinho late muito; saiba o que fazer

Foto: Pixabay

A primeira medida a ser tomada é conversar diretamente com o seu vizinho, usando um tom amigável e respeitoso. Tente manter a conversa em um nível cordial, sem ameaças legais. Talvez a pessoa nem tenha percebido que o comportamento do animal de estimação está incomodando a vizinhança, então explique os seus motivos e diga que gostaria de encontrar uma boa solução.

Se o seu vizinho conhece a situação, mas não sabe como fazer o cão parar de latir, você pode fazer algumas sugestões, citando alguns problemas comuns: os cães que ficam fora de casa muitas vezes latem por tédio, então o cão precisa de mais exercício; os animais muito nervosos podem latir por qualquer coisa, então um treinamento de obediência pode ser muito útil neste caso; os cachorros também latem se estiverem com frio ou calor, então conte ao seu vizinho que o animal pode estar se sentindo desconfortável.

Se o seu vizinho ignorar os pedidos, tente conversar com outras pessoas que morem por perto e veja se eles também estão sofrendo com o problema. Assim, vocês poderão montar um grupo e conversar novamente com o vizinho. Caso o dono do cachorro não esteja aberto a ouvir ninguém e os latidos continuarem, talvez seja necessário envolver as autoridades. Para isto, faça uma busca em códigos de lei, estatutos ou legislações sobre animais e tome as atitudes legais cabíveis.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.