Marcação de território – O que significa?

A marcação de território é um comportamento natural e instintivo dos cachorros, mais frequente em machos, embora algumas fêmeas também possam fazê-lo. Este comportamento também é mais frequente em raças menores e em cachorros não castrados também. Entretanto, é importante lembrar que a castração pode não ser a solução para resolver o problema de vez.

Se você já surpreendeu o seu cãozinho urinando por vários cantos da casa, nos móveis, pernas de cadeiras e outros lugares, saiba que se trata de marcação territorial. Mas, o que isto significa?

Marcação de território – O que significa?

Diferença entre urinar e marcar território

Primeiramente, é preciso saber que existe uma diferença entre o ato de simplesmente urinar e o ato de marcar território. E qual seria a diferença entre ambos? No primeiro caso, trata-se de uma necessidade fisiológica e a quantidade de urina é grande; já no segundo caso, a quantidade de urina é bem pouca e, geralmente, não é feito no chão e sim em objetos, como móveis, portas, pés de mesa e de cadeiras etc.

Motivos pelos quais os cães marcam território

O comportamento de marcar território, que pode virar um hábito do animal, pode ter diversas motivações e entender o porquê deste comportamento é importante e pode ajudar para evitar o problema.

Como já foi dito, a marcação territorial é um comportamento instintivo dos cães e a intenção é enviar uma mensagem para os outros serem que habitam a região, mostrando o seu domínio sobre um determinado ambiente. Este tipo de comportamento também pode ocorrer por motivos psicológicos, como a insegurança do animal ou a necessidade de mais atenção por parte de seu dono.

Dentre os motivos que podem fazer com que um cachorro marque território estão os seguintes: dominação territorial, disponibilidade sexual (veja o caso da cadela no cio), ansiedade, estresse, medo, socialidade, entusiasmo, construção de autoconfiança (no caso de animais inseguros), emoções e sentimentos de ameaça. O cão pode ter sentimentos de ameaça desencadeados por um novo animal no ambiente, bebê, visitante, móvel novo, mudança na rotina ou cheiro de outros animais nas roupas dos donos.

Além disso, os animais que passam muito tempo sozinhos em casa também podem apresentar este tipo de comportamento.

Como já dissemos, a marcação de território é instintiva e, por mais que o seu animalzinho seja treinado para não urinar dentro de casa, uma vez ou outra ele poderá marcar território urinando nos seus móveis.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.