Insônia em cachorros: conheça as causas

Somando todas as cochiladas que os cães adultos costumam dar durante o dia, pode-se dizer que eles dormem entre 15 e 16 horas. Já quando filhote, esse tempo passa a variar entre 16 a 20 horas diárias. Mas, diante desse aspecto, surge a pergunta: como os cachorros podem sofrer de insônia? Este problema é diferente do que acomete os humanos, tendo em vista que o cachorro passa por problemas pontuais que lhe tiram a falta de sono. No caso das pessoas, a explicação pode ser um problema crônico. Em outras palavras, pode-se dizer que a insônia nos cães é bem mais simples que nos humanos.

Causas da insônia em cães

Como já foi mencionado, as causas para a insônia em cachorros surgem de fatos isolados. Quando os momentos passam, o cachorro volta a dormir naturalmente. Dentre as explicações para falta de sono nos peludos, estão os ruídos desconhecidos. Principalmente em épocas de festas, é comum os animais perderem o sono. Rojões, buzinas, fogos de artifício, gritos etc., todos esses barulhos podem se tornar um tormento para os peludos.

Dor também pode ser uma explicação para noites em claro. Enfermidades como artrose pode atrapalhar o sono e o descanso do animal. Ao mesmo tempo, a idade pode ser um fator que determina a falta de relaxamento do pet, isso porque cães velhinhos sofrem com mais dores e têm o sono mais leve, acordando muito facilmente. E, como a visão pode ficar mais turva com a idade, eles podem acabar adquirindo medo da escuridão.

Insônia em cães: conheça as causas

Foto: Pixabay

Além disso, comidas pesadas podem interferir no sono. Isso ocorre porque o processo de digestão acontece de forma lenta, resultando em problemas na hora de dormir. A adaptação de um filhote, de um novo ambiente ou de novos animais e pessoas também são potenciais justificativas para um cachorro que não consegue “pregar” os olhos.

Outras explicações para a insônia em cachorros são o instinto sexual e a falta de exercícios. Basta ter uma cadela no cio próximo ao cachorro que ele ficará inquieto. E caso o animal não tenha feito atividades físicas, como um passeio ou uma brincadeira com o tutor, ele terá energia armazenada para se divertir ao invés de dormir.

Como evitar a insônia nos cachorros?

O primeiro passo é levar o cachorro ao veterinário, pois ao mesmo tempo em que a causa pode ser algo simples, ela também pode ser séria e vai precisar da opinião de um especialista. Caso você descubra qual o motivo que está levando o seu animal a passar noites em claro, tente colocar em prática algumas dicas, como:

  • Pratique exercícios com o seu pet. Saia para passear pelo menos uma vez ao dia, isso será suficiente para seu cachorro gastar energia, diminuir o estresse e ficar bem cansadão para dormir a quantidade necessária;
  • Se o problema for a escuridão, no caso de cães idosos, busque deixar uma luz acesa onde o cão dorme. Assim ele se sentirá mais seguro;
  • Já se o caso for adaptação a um novo espaço, basta colocar alguma peça do seu guarda-roupa que tenha o seu cheiro. Desta forma, o cão vai se sentir seguro;
  • Na hora de dormir, opte por deixar uma música tocando próxima ao seu animal. De preferência algo clássico e baixinho, para tranquilizar o seu pet;
  • Escolher uma boa cama e até mesmo fazer uma massagem no seu melhor amigo canino antes dormir, são duas boas opções para tranquilizar o animal e proporcionar uma boa noite de sono.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.