Devo deixar o cachorro dormir comigo na cama?

Ter um cachorro como parceiro e companheiro para as atividades do dia a dia é maravilhoso, até que chega a hora de dormir e fica aquela dúvida. Será que devo deixar o meu cachorro dormir comigo na cama?

Afinal de contas o companheirismo é tanto que não deveria haver problemas em ter o cachorro aquecendo seu dono naquelas noites frias, quem sabe até mesmo te fazendo uma companhia especial em noites de insônia ou simplesmente porque você quer passar sempre que possível o maior tempo com seu amigo peludo, inclusive na hora de dormir.

Devo deixar o cachorro dormir comigo na cama?

Pode deixar o cão dormir sim, porém…

O habito não é prejudicial, inclusive uma pesquisa realizada pela Comissão de Animais de Companhia do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, informou que 55% dos cães dormem dentro de casa, e 23% dos cães dormem na cama com seus donos.

O que é importante o dono saber é que o cachorro que dorme na cama precisa estar sempre limpo e saudável, sendo muito importante o dono do animal ter cuidados como:

• Levar o cachorro ao veterinário para um checape antes de deixa-lo dormir na cama;
  • Dar banho com frequência no cachorro;
  • Realizar escovação diária do pelo;
  • Fazer a vermifugação a cada quatro meses;
  • Sempre limpar as patas do cachorro após um passeio na rua e principalmente antes de subir na cama.

Mantenha a higiene no quarto e casa

Outro cuidado importante é em relação à higiene do quarto. Troque os lençóis pelo menos uma vez por semana e aspire as poeiras da casa.

Evite que o cachorro realize suas necessidades fisiológicas dentro de casa, habitue-se a levar o animal para o quintal várias vezes durante ao dia. O cachorro que possui horários fixos para realizar suas necessidades fisiológicas dificilmente irá realiza-las dentro de casa.

Do contrário o dono do animal pode ficar exposto a doenças como por exemplo, a giardíase, a sarna sarcótica e as infecções fúngicas. De um modo geral estas doenças oportunistas aparecem principalmente em pessoas com pouco higiene e de baixa imunidade.

Pessoas alérgicas podem deixar o cão dormir na cama?

Para as pessoas alérgicas a melhor alternativa é não deixar o cão dormir na cama, de preferência fora do quarto e se possível no quintal de casa.

Este contato muito próximo pode desencadear uma crise de asma ou até mesmo se manifestar como rinite ou conjuntivites alérgicas.