Descubra o motivo dos cachorros amarem carinho na barriga

Barriga é uma das áreas mais sensíveis dos animais, apresentando a camada de pele um pouco mais fina e sem pelos


Quem tem um cão em casa sabe que muitos deles amam ser acarinhados na barriga: basta começar uma brincadeira para que o animal deite com as patas para cima, esperando o carinho. Mas por que isto acontece?

Região sensível e submissão ao dono

A barriga é uma das áreas mais sensíveis dos animais, apresentando a camada de pele um pouco mais fina e sem pelos. Por isso, a sensação do toque na barriga torna-se mais intensa, o que causa uma sensação de prazer no cachorro. Outra explicação está ligada ao comportamento dos animais relacionados com o convívio com outros cães e humanos. Assim como os lobos, os cachorros têm o costume de se deitarem com a barriga para cima na frente do chefe da matilha, demonstrando submissão.

Quando os humanos tornaram-se os principais responsáveis pela alimentação e pela segurança dos cães, eles passaram a enxergar os tutores como os chefes da matilha. Desta maneira, quando o cachorro se deita com a barriga para cima, ele também está fazendo um gesto de submissão e lealdade. Na maior parte das vezes, os cães fazem o gesto apenas para o seu tutor ou para as pessoas da família com que convive diariamente. Caso o cão seja sociabilizado com outras pessoas, ele poderá fazer isso também.

Descubra o motivo dos cachorros amarem carinho na barriga

Foto: Reprodução/ internet

Quando ocorre este tipo de comportamento, acariciar a barriga do cão pode não ser o melhor a ser feito. O indicado é esperar que o bichinho se acalme, sente e se sinta seguro novamente, antes de tentar fazer qualquer coisa. Nesta situação, acariciar o cão poderá deixá-lo ainda mais assustado.

Mas então, na verdade, os cães não amam receber carinhos na barriguinha? Os cachorros gostam sim e se sentem felizes quando são acariciados nesta região sensível, no entanto, o recomendado é que o tutor observe bem e possa identificar os momentos durante as brincadeiras ou as demonstrações reais de carinho. Mostrar a barriga, pedindo carinho, também significa que o seu cão tem muita confiança em você e se sente à vontade na sua presença.

Movimento das patas durante carinho na barriga

Ao acariciar o seu pet na barriga, você já deve ter notado os movimentos involuntários das patas do seu cãozinho. De acordo com os especialistas, os movimentos das patinhas não têm nenhuma relação com o prazer de receber afeto.

Movimentar as patinhas é um ato de autopreservação, um reflexo involuntário que ocorre porque as cócegas podem ser confundidas com insetos ou parasitas. Assim sendo, o reflexo que causa os movimentos das patinhas funciona como uma espécie de mecanismo de defesa.


Reportar erro