Conheça 5 coisas nos humanos que os cães conseguem perceber

Sabe o sexto sentido de perceber as coisas que não têm cheiro, nem foram ditas ou tocadas? Pois então, os cães também possuem essa habilidade. Ao observar o comportamento humano e estar tão próximo das pessoas, os cães conseguiram desenvolver a aptidão para descobrir sentimentos e coisas que, geralmente, ficam escondidas nos seres humanos.

Quando o “objeto de estudo” é o próprio tutor então a percepção parece se apresentar com mais força, uma vez que há uma ligação direta e profunda entre o cão e seu dono. Acaba que não é preciso dizer nada, para o cachorro descobrir o que a pessoa está passando. Confira, agora, cinco coisas que o pet consegue perceber nos seres humanos usando o sexto sentido canino.

Conheça 5 coisas nos humanos que os cães conseguem perceber

Foto: Reprodução/ internet

1. Quando a pessoa está doente

Há vários casos que comprovam essa relação entre o dono e o cachorro. Muitas vezes não é só o comportamento do cão que muda, mas também a sua própria saúde que fica debilitada ao ver o seu tutor com alguma doença. Quem cuida de cachorro sabe, que, ao ficar doente, o animal passa a ficar ainda mais por perto. Além disso, diversos estudos comprovam que os cães conseguem identificar células cancerígenas pelo olfato.

2. Se uma pessoa é confiável

Sabe quando o seu cachorro não vai com a “cara” de alguém? É melhor você confiar nele. De acordo com pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Japão, os cães conseguem perceber se a pessoa é confiável ou não. Depois de vários testes, o cachorro além de perceber quando alguém está mentindo ele também passa a mudar o comportamento com essa pessoa.

3. A falta de atenção

Seja morder o pé da mesa, lamber o ferimento e até roubar sua comida, os cães conseguem perceber o momento exato para fazer o que desejam, sem que o seu tutor veja e, claro, sem tomar aquela velha bronca. Essa é mais uma das facetas possíveis para um cão, desenvolvidas através do seu sexto sentido que sabe exatamente quando o dono está ou não prestando atenção.

4. O humor da pessoas

Quem tem cachorro sabe que o temperamento do animal muda de acordo com o nosso. Isso ocorre devido a capacidade que os cães têm de perceber o humor das pessoas. Por exemplo, é muito comum o cachorro ficar nervoso quando o seu tutor está estressado. Como também não saem do pé do dono quando este está triste.

5. Desigualdade

Um cão sabe que é tratado de forma desigual se comparado a outro animal. Essa característica já foi comprovada por pesquisadores. No caso, eles usaram dois animais e pediam o mesmo comando para ambos, mas só dava a recompensa a um deles. Na próxima tentativa de pedir a repetição do comando, o peludo que não recebeu o petisco não esboçava nenhuma reação. Por isso, nada de beneficiar mais um cachorro que outro. Como eles percebem, podem acabar sofrendo e até mesmo mudando de comportamento.

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.