Comunicação: entenda 7 tipos de comportamentos do seu cachorro

Quem tem um cãozinho em casa sabe que o bichinho apresenta alguns comportamentos típicos e o tutor pode reconhecer várias expressões e hábitos facilmente.

No entanto, não raro podemos confundir alguns comportamentos caninos, pensando que eles significam uma coisa quando, na realidade, indicam algo bem distinto.

Neste artigo, saiba mais sobre a comunicação dos cães, com a compreensão de sete tipos de comportamentos bastante comuns entre esses pets.

Comunicação: entenda 7 tipos de comportamentos do seu cachorro

7 tipos de comportamentos comuns dos cães

Confira a seguir quais são os significados de sete tipos de comportamentos bem comuns do melhor amigo do homem:

Cavar buracos no quintal

Se o seu cão não para de cavar buracos por todo o quintal, isto pode sinalizar que o bichinho anda ansioso ou entediado e você deve brincar mais com ele.

Quando o dia está muito quente, alguns cães cavam buracos em busca de um local mais fresquinho. Além disso, o ato de cavar buracos no quintal também pode indicar que ele está tentando esconder seus brinquedos de outros animais ou qualquer outra ameaça.

Inclinar a cabeça para o lado

Normalmente, os cachorros inclinam a cabeça para o lado quando ouvem um som novo ou veem alguma coisa que eles não sabem o que é. Este comportamento também ocorre para permitir que eles enxerguem ou ouçam melhor.

Caso o seu animal de estimação fique nessa posição por muito tempo, isto pode sinalizar que há algo de errado com a sua saúde, como uma infecção no ouvido, por exemplo.

Lamber os donos

Geralmente, os cães lambem para demonstrar afeto e chamar a nossa atenção.

Comer fezes

A coprofagia seria um comportamento que faz parte do instinto do animal, podendo ainda sinalizar alguma deficiência vitamínica ou algum problema digestivo no seu cãozinho.

Além disso, o costume de comer fezes também pode estar relacionado com estresse e ansiedade.

Correr atrás do próprio rabo

Os cientistas acreditam que o ato de correr atrás do próprio rabo é um hábito natural dos cães, indicando que eles estão se divertindo. Além disso, os estudiosos também acreditam que o comportamento pode estar associado ao desejo de chamar a atenção do tutor.

Em alguns casos, quando o comportamento é muito constante, pode indicar ansiedade e frustração.

Se apoiar nos donos

Os cães gostam de ficar apoiados nos tutores para estarem mais próximos deles. Trata-se de um comportamento bastante comum, mas em alguns poucos casos pode indicar insegurança, medo e síndrome de ansiedade de separação.

Sair arrastando o traseiro

Sair arrastando o traseiro pelo piso é um comportamento relativamente comum dos cães, e ocorre quando algo está incomodando o bichinho naquela região. Isto pode indicar a presença de vermes ou fezes e grama que tenham ficado presos no bumbum do animal.

Além disso, este comportamento também pode sinalizar problemas de pele e estar associado com as glândulas anais.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.