Comunicação: entenda 7 tipos de comportamentos do seu cachorro

Os cachorros apresentam alguns comportamentos típicos que podem ser interpretados erroneamente. Entenda sete tipos de comportamento do seu cãozinho

Quem tem um cãozinho em casa sabe que o bichinho apresenta alguns comportamentos típicos e o tutor pode reconhecer várias expressões e hábitos facilmente.

No entanto, não raro podemos confundir alguns comportamentos caninos, pensando que eles significam uma coisa quando, na realidade, indicam algo bem distinto.

Neste artigo, saiba mais sobre a comunicação dos cães, com a compreensão de sete tipos de comportamentos bastante comuns entre esses pets.

Comunicação: entenda 7 tipos de comportamentos do seu cachorro

Foto: Pixabay

7 tipos de comportamentos comuns dos cães

Confira a seguir quais são os significados de sete tipos de comportamentos bem comuns do melhor amigo do homem:

Cavar buracos no quintal

Se o seu cão não para de cavar buracos por todo o quintal, isto pode sinalizar que o bichinho anda ansioso ou entediado e você deve brincar mais com ele.

Quando o dia está muito quente, alguns cães cavam buracos em busca de um local mais fresquinho. Além disso, o ato de cavar buracos no quintal também pode indicar que ele está tentando esconder seus brinquedos de outros animais ou qualquer outra ameaça.

Inclinar a cabeça para o lado

Normalmente, os cachorros inclinam a cabeça para o lado quando ouvem um som novo ou veem alguma coisa que eles não sabem o que é. Este comportamento também ocorre para permitir que eles enxerguem ou ouçam melhor.

Caso o seu animal de estimação fique nessa posição por muito tempo, isto pode sinalizar que há algo de errado com a sua saúde, como uma infecção no ouvido, por exemplo.

Lamber os donos

Geralmente, os cães lambem para demonstrar afeto e chamar a nossa atenção.

Comer fezes

A coprofagia seria um comportamento que faz parte do instinto do animal, podendo ainda sinalizar alguma deficiência vitamínica ou algum problema digestivo no seu cãozinho.

Além disso, o costume de comer fezes também pode estar relacionado com estresse e ansiedade.

Correr atrás do próprio rabo

Os cientistas acreditam que o ato de correr atrás do próprio rabo é um hábito natural dos cães, indicando que eles estão se divertindo. Além disso, os estudiosos também acreditam que o comportamento pode estar associado ao desejo de chamar a atenção do tutor.

Em alguns casos, quando o comportamento é muito constante, pode indicar ansiedade e frustração.

Se apoiar nos donos

Os cães gostam de ficar apoiados nos tutores para estarem mais próximos deles. Trata-se de um comportamento bastante comum, mas em alguns poucos casos pode indicar insegurança, medo e síndrome de ansiedade de separação.

Sair arrastando o traseiro

Sair arrastando o traseiro pelo piso é um comportamento relativamente comum dos cães, e ocorre quando algo está incomodando o bichinho naquela região. Isto pode indicar a presença de vermes ou fezes e grama que tenham ficado presos no bumbum do animal.

Além disso, este comportamento também pode sinalizar problemas de pele e estar associado com as glândulas anais.