Como posso saber se o meu cão está assustado e o que devo fazer?

Como podemos saber se o cão está assustado? O que podemos fazer nessas situações para ajudá-los a se acalmar? Confira algumas dicas que podem ajudar

Não é incomum presenciarmos nossos cães assustados, e isso pode ocorrer por inúmeras razões. Apesar de alguns medos serem irracionais, alguns deles têm fundamento. Um dos grandes medos dos cães é com relação às tempestades e aos fogos de artifício, que podem trazer momentos horríveis para os pets. Mas, como podemos identificar se o cão está ou não assustado?

Meu cão está assustado?

Os cães, quando estão com medo ou assustados, apresentam alguns sinais que podemos identificar. Podem correr para se esconder, chorar, fazer xixi fora do lugar e/ou apresentar muita agitação. Além disso, outras mudanças comportamentais súbitas devem ser observadas. É importante lembrar, entretanto, que isso pode ser também um sinal de que há alguma condição médica para ser investigada.

Imagem de cão olhando para o lado

Foto: Pixabay

O que fazer?

Saiba do que ele tem medo

Antes de mais nada, você precisa entender o medo do seu amigão. Saber o que está acontecendo com ele pode fazer toda a diferença na hora de acalmá-lo. É preciso saber, entretanto, que alguns cães são mais ansiosos e podem apresentar medo sem causas aparentes.

Controle as emoções negativas

Nossos cães normalmente absorvem nossas emoções, por isso quando ele estiver com medo e agitado, mantenha-se calmo o suficiente para que ele possa ficar calmo também. Respire fundo, se acalme e tranquilize o seu pet.

Crie ambientes seguros para ele

Os cães podem ter reações impensadas em momentos de medo, como fugir, tentar escapar de coleiras ou grandes alturas, entre outras coisas. Certifique-se que ele tenha um ambiente tranquilo para passar por esse momento sem se machucar, e que ele possa se acalmar mais facilmente. Coloque brinquedos de mascar, ou, em caso de medo de barulhos, cubra as janelas e portas com cobertores para entrar menos barulho.

Faça a dessensibilização quanto ao medo

Se o cão tem medo de chuva, vá acostumando-o aos sons da chuva associando a algo positivo. Você pode fazer isso com sons encontrados na internet, colocados em volume baixo. Em seguida, ao notar que ele está melhorando, vá aumentando o som. isso também pode ser feito com objetos, campainha, entre outros. Na dúvida, peça orientação ao médico veterinário.

Use aromaterapia

A aromaterapia é uma excelente opção para quem pretende acalmar os cães assustados. Alguns cheiros, quando usados em difusores, ajudam a mantê-los calmos, como a lavanda, por exemplo. Isso é excelente, inclusive para nós.