Como parar cães que pegam roupas do varal?

Quando compramos, adotamos ou ganhamos um cãozinho, estamos assumindo um compromisso muito sério, pois teremos que cuidar de uma vida. Ter um animalzinho em casa pode trazer preocupações, pois eles também adoecem, mas na maioria das vezes é pura alegria e divertimento. Os papais humanos de primeira viagem podem ter algumas dificuldades no que diz respeito a saber lidar com as travessuras dos peludos, como por exemplo arrancar as roupas do varal.

Mas gente, tem algo mais interessante para um cão do que panos coloridos, que balançam no vento e que ainda têm o cheiro do dono? Quem tem um quintal e costuma deixar as roupas secando na presença do cãozinho traquino sabe muito bem do que estamos falando. Mas, calma existem soluções e elas são mais fáceis do que você imagina.

Afinal, porque o cão puxa as roupas do varal?

Como parar cães que pegam roupas do varal?

Foto: Reprodução/ internet

Antes de aplicar algum método, a fim de mudar o comportamento do cão, é preciso entender o porquê que ele puxa as roupas do varal. E a justificativa de ser divertido é apenas um desses motivos. Um cachorro pode desenvolver esse costume por estar com tédio e não ter nada melhor para fazer, para chamar a atenção do dono, por ter excesso de energia ou ainda pelo cheirinho agradável que ele sente nas peças.

O que fazer para acabar com esse costume?

• Transforme a brincadeira do varal em um momento não divertido. Para fazer isso, você pode usar um chocalho para assustar o cão assim que ele tentar pegar o pano. O ideal seria que ele não visse você no momento do barulho. Desta forma, ele vai associar a brincadeira com algo ruim e não vai querer fazer, mesmo que esteja só em casa;
  • Jamais corra atrás do pet quando ele estiver com o pano na boca. Essa prática vai fazer ele achar que você está brincando com ele e vai associar o ato de puxar o pano em momento bom e divertido;
  • Também não apanhe os panos enquanto briga com ele. O seu cachorro pode achar que dessa forma ele ganha a sua atenção e vai querer fazer sempre que possível;
  • Elabore um espaço recreativo para o cãozinho. Aposte em brinquedos novos, divertidos e estimulantes para que ele gaste o tempo e a energia com outros objetos e esqueça os panos. Essa técnica funciona mesmo e os adestradores a chamam de enriquecimento ambiental;
  • Por fim, recompense o pet quando ele fizer a coisa certa. Se ele passar pelos panos estendidos no varal e resistir a tentação de puxá-los ofereça um petisco a ele, faça carinhos e o elogie. Ele vai associar esse momento bom a atitude certa.