Como fazer um cão gostar de você?

Você quer saber como fazer para que o seu cão goste de você? Não precisa ficar inseguro, pois essa é na verdade uma tarefa bem fácil. Entenda melhor sobre a personalidade dos cachorros e veja como se portar melhor para facilitar esse relacionamento.

Seja carinhoso

Nada cria mais vínculo entre um cão e o seu dono do que o carinho. Alise, massageie, leve para passear, dê beijos, fale com voz de bebê, como você quiser. Escolha a maneira como você se sente mais à vontade para dar carinho ao seu bichinho. Quando o ver sozinho e triste, ou uivando de noite, por exemplo, aproxime-se, faça carinho, converse, mostre que você é o companheiro dele.

Seja coerente

Como fazer um cão gostar de você?

Foto: Reprodução

Os cães não conseguem entender tudo o que falamos e fazemos, e quando os donos são indecisos eles ficam muito confusos. Por exemplo, um dia você vê ele deitado no sofá e briga, outro dia você o puxa para deitar-se no sofá com você. Isso não é legal. Procure ser bastante coerente nos seus atos com o cão, e ele com certeza vai te entender melhor e vocês terão uma ligação maior.

Dê um reforço positivo

Quando o seu cão fizer algo corretamente, o elogie, recompense com uma guloseima ou com carinho. Isso é muito importante, tanto para que o cão continue a ter um comportamento adequado, quanto para que ele desenvolva um carinho maior por você. Quando ele fizer algo errado, jamais bata nele. Apenas utilize um tom de voz firme para repreendê-lo.

Pratique exercícios com seu cão

Quando os cães não fazem exercícios suficientes eles deixam toda a sua energia reprimida e podem ficar estressados, violentos, destrutivos e muitas vezes deprimidos. Não se pode ter um bom relacionamento com um temperamento assim. Dar alguns brinquedos como bolas ou coisas de morder pode ser também uma boa maneira de fazer o cão se livrar do estresse.

Seja paciente

Um vínculo afetivo não se cria da noite pro dia, e alguns cães costumam demorar ainda mais para confiar nos donos. Às vezes acontece de o cachorro ter sido mal tratado ou espancado pelo dono anterior, ou no abrigo que estava antes de chegar na sua casa, e isso deixa o cão na defensiva, faz com que ele não consiga confiar no dono com facilidade, o que deixa o processo ainda mais demorado. Tenha paciência e dê ao cão um pouco de tempo e muito amor, e logo logo ele estará se derretendo por você.