Como fazer o cão parar de destruir objetos?

Para os cães, mastigar é basicamente uma necessidade. E uma das lições que todo dono deve aprender é a de como fazer o cachorro parar de destruir objetos da casa! Para conseguir resolver esse problema, devemos aceitar que mastigar objetos é algo natural da vida dos cães, e que eles precisam fazer isso.

Principais motivos aos quais os cães destroem objetos

• Tédio;
  • Coçar a gengiva;
  • Ansiedade;
  • Limpar os dentes;
  • Falta de atividade física e mental.

Mastigar objetos pode ajudar os cachorros em uma série de questões, entre elas podemos citar:

• Socialização – ajudando a associar positivamente;
  • Limpeza dos dentes – para a retirada de tártaro dos dentes;
  • Gostar de caixas de transporte;
  • Ensinar a se comportar em diversas outras situações.

Redirecionando o “problema”

Como fazer o cão parar de destruir objetos?

Foto: Reprodução

Devemos utilizar determinado “problema” ao nosso favor: ao invés de tentarmos eliminar o fato de que cães adoram destruir e morder objetos deve-se transformar essa mania. O ideal é que o dono do animal redirecione o foco do cachorro, que adora destruir e morder objetos ou móveis da casa, para brinquedos, ossos e objetos que realmente sejam saudáveis para seus cães. Desta forma fica fácil evitar que o cachorro volte a morder os seus sapatos ou até mesmo o pé da mesa, ou aquele sofá que você tanto gosta.

Mostre ao cão como é divertido mastigar os objetos certos

Para ensinar o cachorro é fácil:

• Selecione vários brinquedos educativos e ossinhos (consulte o veterinário para comprar os objetos corretos).
  • O cachorro deve ficar em local seguro, que não tenha objetos que ele possa se machucar ou direcionar o seu foco de atenção, como por exemplo um canil ou uma área de serviço limpa.
  • Sempre que o cão não estiver neste “quadradinho de segurança”, e estiver solto pela casa, fique atento em relação aos seus antigos objetos de prazer para morder, isto é, os móveis da casa. Deixe sempre alguns brinquedos próximos aos seus cômodos favoritos da casa.
  • Mostre que seu cachorro está fazendo certo, sempre que o ver brincando e mordendo os brinquedos certos.
  • Aos poucos o cão irá voltar a sua atenção somente aos brinquedos, e conforme ele for mostrando que você pode confiar nele, você poderá diminuir o tempo de supervisão.

Outras dicas não menos importantes

Leve sempre o seu cachorro para passear de duas a três vezes por dia (de manhã, de tarde e de noite), isso irá evitar que a ansiedade se acumule. Adquira brinquedos próprios para colocar comida dentro. Este é um excelente exercício mental que posteriormente deixará o cachorro satisfeito. A questão aqui não é quanto tempo ele demorou para retirar a comida do brinquedo e sim o tanto que ele pensou para conseguir tirar a comida de dentro do objeto.

Entenda que mastigar objetos faz parte da natureza dos cachorros, e assim tudo ficará mais fácil. Tenha sempre um pouco de disciplina, respeito e paciência.