Como fazer o cão parar de cavar no jardim?

Dicas que vão te ajudar a reeducar seu cão e evitar esse tipo de comportamento inadequado e destrutivo


Para algumas pessoas, cães que cavam no quintal ou no jardim podem ser um verdadeiro problema. Veja algumas dicas para evitar esse comportamento inadequado do seu cão:

Xô excesso de energia!

Cães que possuem muita energia necessitam realizar uma grande quantidade de exercícios diários para gastar toda essa energia. Se o cão não faz exercícios suficientes, sua energia ficará acumulada e ele poderá ficar frustrado e descarregar essa energia de forma inadequada, como quebrando objetos e cavando buracos na grama, num canteiro de flores ou em qualquer outro local proibido do jardim.

Além disso, cães também ficam entediados, por isso quanto mais exercícios e brincadeiras você propor para seu amigo, menores são as chances de ele destruir o seu jardim. Tente fazer brincadeiras que o estimulem mentalmente e ao mesmo tempo o faça gastar energia.

Como fazer o cão parar de cavar no jardim?

Foto: Reprodução

Enterrar objetos? Não mais!

É muito comum o cão enterrar alguns brinquedos ou ossos e petiscos para comer depois. Para evitar isso, uma boa dica é deixar esses objetos amarrados, para que assim o cão não possa enterrá-lo. Mas cuidado! E você deixar a corda muito grande, no meio da brincadeira o cão pode acabar se enforcando. O ideal é deixar o objeto pendurado ela corda, em uma altura que não encoste no chão.

Prepare um ninho aconchegante

Cadelas grávidas têm o instinto de cavar para preparar um ninho para seus filhotes. Você pode deixar um ninho já preparado, confortável e aconchegante, para que assim ela não precise cavar o próprio ninho.

Faça com que desenterrar seja desagradável

Quando o cão gosta de cavar muitos buracos no jardim, e às vezes quando ele tem um local específico aonde sempre gosta de cavar, você pode enterrar no buraco feito por ele as próprias fezes do animal. Assim ele certamente irá desistir de cavar aquele local.

Reforme o seu jardim

Em certas situações, a melhor solução é fazer algumas alterações no jardim que não vão trazer muita diferença para a paisagem, mas podem ser definitivas no comportamento do cão. Aposte em cercas, telas e pedras nos locais preferidos do cão cavar. Uma solução possível seria colocar uma tela no chão do jardim, e depois jogar terra ou grama por cima para esconder a tela. A paisagem continuará a mesma, e o cão não irá mais cavar. É indicado, nessas situações, deixar uma caixa de areia ou uma área do quintal reservada para o cão cavar, afinal, esse é um comportamento natural do animal e é divertido para ele.

Saiba a hora certa de dar bronca

Brigar com o cão por ter cavado só funciona se for no exato momento em que ele estiver cavando. Depois de até mesmo um curto espaço de tempo, como cinco minutos, se você brigar com o cão ele não vai entender o por que dessa bronca, ficará confuso e toda a reclamação não terá servido de nada. E ao reclamar com o cão você precisa assumir uma postura firme e dura, pois se falar normal ou carinhoso, o cão irá gostar desse tipo de atenção e passará a cavar ainda mais vezes.


Reportar erro